A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642529 Farmácia

              

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode ser utilizada para a análise de compostos de várias classes, incluídos medicamentos e drogas de abuso. Considerando os fundamentos teóricos dessa técnica e as substâncias acima representadas, julgue o próximo item.

O espectrômetro de massas (EM) é um detector com grande aplicação na CLAE atualmente, sendo o analito, no sistema CLAE/EM, ionizado por impacto de elétrons.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ionização promovida pelo espectrômetro de massa no analito pode ser de várias formas diferentes, variando de acordo com a fonte de ionização. 

Exemplos de fontes de ionização:

- Ionização por impacto de elétrons

- Ionização química

- Bombardeamento de átomos

- Eletrospray

- MALDI

ERRADO

Justificativa: o acoplamento entre CLAE e EM é um tanto "problemático", embora seja amplamente utilizado. A EM exige que a amostra esteja no estado gasoso, enquanto que o que sai de uma coluna de CLAE é um soluto dissolvido em um solvente. Seria necessário, portanto, que este fosse primeiramente vaporizado, só que quando isso acontece, o volume do gerado seria muito grande (na ordem de 10 a 1000x maior do que o produzido por CG, por exemplo, que é facilmente acoplada à EM), assim, seria necessário também remover parte do solvente! A saída seria, então, utilizar técnicas de ionização de baixa vazão, como ionização por electrospray ou ionização química à pressão atmosférica

 

Fonte: Fundamentos de Química Analítica, 9ª ed, capítulo 33, pág. 913 (Destaque 33-1).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo