A correção gramatical do texto CG1A1 e a coerência de suas i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2614403 Português

Texto CG1A1

Uma pesquisa feita na Universidade Federal Fluminense (UFF) gerou um método para detecção de notícias falsas, as chamadas fake news, nas redes sociais, com o uso de inteligência artificial (IA). A técnica é fruto de um estudo do engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado pela universidade.

O estudante e seu orientador, Diogo Mattos, professor do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF, desenvolveram uma ferramenta de IA capaz de diferenciar fatos de notícias falsas, a partir da análise de palavras e estruturas textuais, com precisão de 94%.

Isso significa que, a cada 100 notícias analisadas, a ferramenta conseguiu acertar se era fato ou boato em 94 situações. No total, foram analisadas mais de 30mil mensagens publicadas em uma rede social na Internet.

“Testamos três metodologias e duas tiveram sucesso maior. A gente indica, no final dos resultados, a possibilidade de utilizar ambas em conjunto, de forma complementar”, explica Rodrigues.

A primeira metodologia consistiu em abastecer um algoritmo com notícias verdadeiras e depois treinar o algoritmo para reconhecer essas notícias. Aquelas que não se encaixavam no perfil aprendido eram classificadas como fake news.

A outra abordagem é semelhante à primeira no que se refere a análise textual, mas, no lugar do algoritmo, foi utilizada metodologia estatística que analisa a frequência com que determinadas palavras e combinações de palavras aparecem nas fake news.

Os resultados do trabalho podem-se transformar em ferramentas uteis para o usuário da Internet identificar noticias que apresentam indícios de fake news e, assim, ter cautela maior com aquela informação.

“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin [ferramenta que apresenta recursos adicionais ao programa principal] compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia ¢ falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria Web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, explica Rodrigues.

Internet: <wwwcartacapital.combr> (com adaptações)

A correção gramatical do texto CG1A1 e a coerência de suas ideias seriam preservadas caso o segmento “para detecção de notícias falsas” (primeiro período do primeiro parágrafo) fosse substituído por

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

detetar?

Em alguns contextos, "detetar" e "detectar" podem ser usados como sinônimos, mas "detectar" é mais comum em português brasileiro e é a forma recomendada em muitos casos.

"Detetar" é mais frequente no português europeu, mas no português brasileiro, "detectar" é geralmente preferido.

CHAT GPT.

Quanto mais estudo, mais fome eu sinto de alfafa.

Em alguns contextos, "detetar" e "detectar" podem ser usados como sinônimos, mas "detectar" é mais comum em português brasileiro e é a forma recomendada em muitos casos.

"Detetar" é mais frequente no português europeu, mas no português brasileiro, "detectar" é geralmente preferido.

CHAT GPT.

Quanto mais estudo, mais fome eu sinto de alfafa.

By Google:

Grafia no Brasil:detectar.

Grafia em Portugal:detetar.

Aguardando a explicação.

Que questão estranha.

Consultei o VOLP e de fato a palavra existe em nossa língua. Entretanto, ela não consta no DLP. Que coisa não!?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo