Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o trabalho reali...
Coluna 1 1. Deficiência Física. 2. Deficiência Visual. 3. Deficiência Intelectual.
Coluna 2 ( ) Oportunizar o reconhecimento do ambiente escolar, respeitando o tempo de cada aluno na exploração de todos os espaços da escola para que, aos poucos, construa o mapa mental do ambiente. ( ) Propor atividades que favoreçam a aprendizagem de conceitos, com situações vivenciais que possibilitem a organização do pensamento do aluno, sua atuação dentro e fora do ambiente escolar, considerando suas especificidades cognitivas. ( ) Facilitar a mobilidade dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala, utilizando tecnologias assistivas ou aumentativas, como engrossadores de lápis, apoios para os braços, tesouras adaptadas e quadros magnéticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - 2 – 3 – 1.
A questão aborda o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é uma modalidade de ensino destinada a promover a inclusão e a atender as necessidades específicas de alunos com algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O AEE é realizado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos, visando a sua autonomia na escola e na sociedade.
Para resolver a questão, é necessário conhecer as características e demandas de cada tipo de deficiência mencionada, bem como as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para promover uma educação mais inclusiva e eficiente. Vamos esclarecer a correlação entre as colunas:
(2) Oportunizar o reconhecimento do ambiente escolar... - Esta descrição é direcionada aos alunos com Deficiência Visual. O processo de construção de um mapa mental do ambiente é crucial para a autonomia desses alunos na escola, uma vez que eles precisam desenvolver outras habilidades sensoriais para navegar no espaço.
(3) Propor atividades que favoreçam a aprendizagem de conceitos... - Esta abordagem é adequada para alunos com Deficiência Intelectual. A utilização de situações práticas e vivenciais ajuda a organizar o pensamento e a entender melhor conceitos abstratos, levando em conta as particularidades cognitivas de cada aluno.
(1) Facilitar a mobilidade dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala... - Esta estratégia se refere aos alunos com Deficiência Física. O uso de tecnologias assistivas ou aumentativas permite que os alunos participem de maneira mais ativa nas atividades letivas, promovendo sua autonomia e participação.
Portanto, ao relacionar corretamente as estratégias pedagógicas com o tipo de deficiência, a sequência correta das respostas, de cima para baixo, é Deficiência Visual (2), Deficiência Intelectual (3), Deficiência Física (1), resultando na alternativa C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
Gabarito: C.
DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, os com transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do ensino regular e ofertar o atendimento educacional especializado – AEE, promovendo o acesso e as condições para uma educação de qualidade.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
Consideram-se serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos, aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao conjunto das atividades escolares.
DO PÚBLICO-ALVO Considera-se público-alvo do AEE:
a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
b. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
c. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
"Faça da dificuldade a sua motivação."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo