A quantidade de alimento em sua forma usual de consumo expre...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A primeira versão do Guia Alimentar para a População Brasileira foi publicada em 2006 e deu início às discussões sobre as iniciativas voltadas a alimentação e nutrição. Essa versão categorizava os alimentos de acordo com o perfil de nutrientes e expressava suas recomendações na forma de números de porções.
A descrição presente no enunciado da questão corresponde a definição de “PORÇÃO" (LETRA E) presente no Guia Alimentar de 2006. O objetivo dessa definição era controlar o padrão usual de consumo de alimentos.
Cabe ressaltar que esse caráter prescrito de porções e alimentos agrupados pelo perfil de nutrientes foi superado na nova versão do Guia Alimentar, publicada em 2014. O novo Guia Alimentar para a População Brasileira considera o grau de processamento dos alimentos, mas também envolve refeições, modos de comer e considera os aspectos sociais e culturais das práticas alimentares.
Gabarito do Professor: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Porção é aqui utilizado como a quantidade de alimento em sua forma usual de consumo expressa em medida caseira, unidade ou forma de consumo (fatia, xícara, unidade, colher de sopa, etc.)" (PHILIPPI, 2003), considerando também a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias, para compor uma alimentação saudável (BRASIL, 2003b). Essas duas definições têm o objetivo de controlar os casos em que o padrão usual de consumo origina porções de alimentos que não permitem alcançar ou que extrapolem as quantidades que poderiam ser saudáveis no conjunto da alimentação.
Guia alimentar-2006.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo