Vivemos em um período marcado pela secularização, emprenhado...
Vivemos em um período marcado pela secularização, emprenhado de interesses pela religião; em outras palavras, existe uma difusão das experiências religiosas, relacionada com política, antropologia e filosofias de vidas diversificadas, um arcabouço existencial relacionado à vida e às culturas da sociedade. Considerando esse contexto histórico, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as seguintes assertivas:
( ) A “religião”, em termos conceituais, pode determinar uma instituição social; foi assim que as religiões marcaram a história da humanidade, porém o que articula e impulsiona todas religiões são as atitudes religiosas, a filosofia de vida, sua relação com o sagrado e o divino.
( ) A forma gratuita de praticar louvores pode ser compreendida como uma relação ao serviço e ao mistério da fé. É a própria existência humana se relacionando com o absoluto, “Deus em si”.
( ) A própria estrutura cognitiva do homem pode levá-lo a relacionar-se ou não com os elementos lógicos do ambiente religioso, criando um contexto cultural diversificado; contudo, essa relação existencial, cultural e antropológica, por mais adversa que seja, deve ser respeitada, e, quando isso é configurado, pode se dizer que, dentro de uma proposta pedagógica ecumênica, estabeleceu-se um respeito aos fenômenos religiosos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: