Os cuidados de enfermagem em caso de diálise peritoneal, qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114430 Enfermagem
No que se refere ao atendimento de urgências e emergências, julgue o item que se segue. 
Os cuidados de enfermagem em caso de diálise peritoneal, que é um tipo de terapia renal substitutiva capaz de auxiliar no tratamento de insuficiência renal aguda, incluem realizar controle hídrico rigoroso da infusão e da drenagem da diálise peritoneal e avaliar, a cada drenagem, as características desse líquido. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A diálise peritoneal é realizada através do abdômen, utilizando o peritônio – a membrana que recobre a parede e os órgãos abdominais – como filtro.

A função do enfermeiro no diálise peritoneal varia de acordo com a modalidade de diálise e com o ambiente (hospitalar ou domiciliar).

A diálise peritoneal pode ser realizada no caso de insuficiência renal aguda ou crônica. No ambiente hospitalar os cuidados de enfermagem variam entre ações antes da diálise, durante e depois. O cuidados durante a diálise inclui cuidados com a temperatura do líquido a ser infundido, controle hídrico rigoroso da infusão e da drenagem da diálise peritoneal e avaliar, a cada drenagem, as características desse líquido.


Gabarito do Professor: CERTO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto. A diálise peritoneal é uma terapia renal substitutiva utilizada para tratar a insuficiência renal aguda. Os cuidados de enfermagem para essa terapia incluem um controle hídrico rigoroso da infusão e da drenagem da diálise peritoneal. O enfermeiro deve monitorar cuidadosamente o volume de líquido que é infundido e depois drenado do peritônio para assegurar que a diálise está sendo efetiva em remover as toxinas do sangue do paciente. Além disso, o enfermeiro deve avaliar as características do líquido drenado em cada sessão de diálise. Alterações na cor, clareza, ou quantidade deste líquido podem indicar complicações, como a infecção, e devem ser prontamente comunicadas ao médico. Portanto, o texto está correto em afirmar que esses são aspectos importantes dos cuidados de enfermagem na diálise peritoneal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo