Os contratos administrativos diferem dos demais contratos f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q583979 Direito Administrativo
Os contratos administrativos diferem dos demais contratos firmados pela Administração pública, pois 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra (e)


L8666


a) Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.


b) Para celebrar contratos administrativos a administração nem sempre necessitará realizar licitação, isto porque a própria legislação estipula a possibilidade de contratação direta: inexigibilidade, dispensa ou dispensada.


c) Os contratos administrativos tratam de aquisições de produtos, serviços e serviço público.  (Prof. Thiago Nobrega)


d) Art. 60. Parágrafo único. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.


e) Certo. Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:


I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;


CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - é aquele celebrado pela Administração Pública e regido pelo Direito Público (Regido primordialmente pela Lei 8.666/93 – aplicação subsidiária das normas de Direito Privado). Os contratos firmados pela Administração Pública são, na maioria das vezes, firmados em posição de verticalidade, ou seja, a Administração exerce poder de império e o particular participa em posição de subordinação. Estes são os chamados contratos administrativos. São regidos pelas regras do direito público, em especial pelos artigos 54 a 80 da Lei 8.666/93. O princípio da supremacia do interesse público sobre o particular e a indisponibilidade do interesse público colocam a Administração Pública em posição de superioridade e, em regra, estes contratos são precedidos de licitação, salvo os casos de inexigibilidade e dispensa, previstos na Lei 8.666/93.


CONTRATOS DAS ADMINISTRAÇÃO - É todo contrato celebrado pela Administração Pública. Apesar de também ter a Administração Pública como parte, é regido pelo Direito Privado, do qual podemos citar como exemplo o contrato de locação de imóvel de propriedade particular. Uma questão importante, que cai em muitos concursos, inclusive nas famosas ‘pegadinhas’, é que há outros tipos de contratos firmados pela Administração Pública. Um importante tipo é o conhecido como contrato administrativo atípico ou contrato da Administração, onde a Administração Pública celebra contrato em posição de horizontalidade (igualdade) com o particular, como por exemplo na contratação de seguro, de financiamento ou de locação, quando o Poder Público é locatário. E mesmo nos contratos da Administração há algumas prerrogativas concedidas ao Poder Público por lei, como alteração e rescisão unilaterais, fiscalização e aplicação de penalidades. Estas prerrogativas estão embasadas no princípio da supremacia do interesse público sobre o particular e previstas no art. 62, §3, I da Lei 8.666/93.

bizu:


Contrato de até 4.000 reais --> poderá ser verbal


BASE LEGAL -> 8666 ART 60 PARAGRAFO UNICO


Nao desistam

Bruno sua cara já parece um bizu,. rsrsrsrsrrs

Dou valor ao bruno ehehe

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo