De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FADESP Órgão: COREN-PA Prova: FADESP - 2013 - COREN-PA - Fiscal |
Q458848 Enfermagem
De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, a Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, reconhecida pelo Ministério da Saúde e pelos gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica (texto adaptado do Ministério da Saúde). Sobre a Estratégia Saúde da Família, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma iniciativa fundamental para a reorganização da atenção básica no Brasil, dentro dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela busca promover a saúde e prevenir doenças, oferecendo uma cobertura que atenda às necessidades da população de forma equitativa e integral.

Justificativa da alternativa B: A alternativa B está correta porque reflete as diretrizes do Ministério da Saúde para a composição das equipes de Saúde da Família. A definição de um limite de 4.000 pessoas por equipe, com uma média recomendada de 3.000, considera a capacidade de atendimento e a necessidade de equidade no serviço prestado. Isso é planejado para garantir um atendimento de qualidade, considerando as características específicas de cada território.

Análise das alternativas incorretas:

A - Esta alternativa fala sobre a quantidade de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a proporção de pessoas que cada ACS deve cobrir. Entretanto, o número máximo de pessoas por ACS e o limite de ACS por equipe não são exatamente como descritos. A diretriz correta está mais alinhada a um número menor de pessoas por ACS para assegurar a qualidade do atendimento, sem fixar números absolutos.

C - Embora a vulnerabilidade da população deva ser considerada no planejamento das equipes de Saúde da Família, a afirmação de que esse grau de vulnerabilidade é proporcional à quantidade de pessoas por equipe não está claramente definida nas normas do Ministério da Saúde. Na prática, a distribuição das equipes deve considerar diversos fatores além da vulnerabilidade, como a densidade populacional e a infraestrutura local.

D - A afirmação sobre o cadastro dos profissionais de saúde em mais de uma ESF e a atuação do médico em uma UPA não está de acordo com as normas estabelecidas. Normalmente, cada equipe de Saúde da Família é vinculada a uma unidade específica, e a carga horária total para médicos geralmente está restrita a 40 horas em uma única unidade, para garantir dedicação e qualidade no atendimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

São itens necessários à implantação das Equipes de Saúde da Família:

I - existência de equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes e composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.


FONTE:Política nacional de Atenção Básica

A- o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, observando-se o máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, e não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

B- CORRETA

C-O numero de pessoas por equipe é definido por maximo de 750 pessoas por acs e 12 acs por esf, um enfermeiro para até 30 acs...

D- cadastramento de cada profissional de saúde em apenas 01 (uma) ESF, exceção feita somente ao profissional médico com carga horária total de 40 (quarenta) horas semanais, que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESF;

desatualizada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo