Com referência à regulação sanitária estabelecida pela Agênc...
Com referência à regulação sanitária estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para plantas medicinais, medicamentos alopáticos, suplementos alimentares e produtos médicos, julgue o seguinte item.
Nas embalagens de produtos de suplementação alimentar à
base de cafeína, devem estar ausentes, no rótulo, indicações
sobre queima de gorduras, aumento da capacidade sexual ou
equivalente. Para os suplementos contendo creatina, suas
embalagens devem conter, no rótulo, que esses produtos não
devem ser utilizados por crianças.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, o tema central é a regulação sanitária estabelecida pela ANVISA para rótulos de suplementos alimentares, especificamente aqueles à base de cafeína e creatina.
A alternativa correta é: C - certo.
Justificativa da Alternativa Correta:
De acordo com as normas da ANVISA, é proibido que os rótulos de produtos de suplementação alimentar à base de cafeína façam alegações sobre queima de gorduras, aumento da capacidade sexual ou equivalentes. Isso ocorre porque essas alegações podem ser enganosas ou não comprovadas cientificamente, podendo induzir o consumidor a erro.
Além disso, para suplementos que contêm creatina, é obrigatório que o rótulo informe que o produto não deve ser utilizado por crianças. Isso se deve ao fato de que a creatina pode não ser segura para crianças e não é recomendada para essa faixa etária.
Análise da Alternativa Incorreta:
A alternativa E - errado não é a resposta correta porque a questão descreve com precisão as exigências de rotulagem estabelecidas pela ANVISA para suplementos alimentares contendo cafeína e creatina. Portanto, não há erro na afirmação apresentada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo