Um lactente de 4 meses chega à emergência apresentando irri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845042 Medicina

Um lactente de 4 meses chega à emergência apresentando irritabilidade e cianose central, com saturação de oxigênio de 48%. A mãe relata que a criança é portadora de cardiopatia e está aguardando cirurgia. Estava bem, porém apresentou quadro viral acompanhado de vômitos e diarreia nas últimas 48 horas.


Sobre este caso, analise as afirmativas a seguir.


I. Provavelmente trata-se de Tetralogia de Fallot e a criança apresenta no momento crise hipóxica desencadeada por desidratação. Deve ser tratado com reposição volumétrica, além de medidas específicas.

II. Provavelmente trata-se de Tetralogia de Fallot e, no momento, a criança está em insuficiência cardíaca descompensada. Deve ser tratado com restrição hídrica e diuréticos.

III. O tratamento imediato inclui, entre outras medidas, colocar a criança em posição genupeitoral.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E, que afirma que a criança provavelmente apresenta Tetralogia de Fallot e, no momento, está tendo uma crise hipóxica desencadeada por desidratação, sendo tratada com reposição volumétrica e medidas específicas, incluindo colocá-la em posição genupeitoral. A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita que afeta o fluxo sanguíneo do coração, levando à cianose e hipóxia. A crise hipóxica desencadeada por desidratação pode ocorrer em crianças portadoras dessa cardiopatia e pode ser tratada com ações como a reposição volumétrica e a colocação em posição genupeitoral. Portanto, as afirmativas I e III estão corretas, e a afirmativa II não está correta, pois a restrição hídrica e os diuréticos não são indicados no tratamento da crise hipóxica desencadeada por desidratação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo