Na década de 30 do século XX, a região do litoral brasileiro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313159 Conhecimentos Gerais
Imagem 002.jpg

Com relação aos assuntos abordados no texto acima, julgue os itens seguintes.
Na década de 30 do século XX, a região do litoral brasileiro e não a hinterlândia foi vista como celeiro da cultura e da identidade nacionais, pois guardou uma identidade que se forja pelo território concreto, pelas lembranças materiais de um passado marcado pela complexização espacial da orla atlântica.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na década de 1930 pelo governo getulista e dentro do aparatado estatal necessário ao novo Estado-nação, o interior do Brasil passa a ser visto como celeiro da cultura e da identidade nacionais, uma identidade que se forja pelo território concreto, pelas lembranças materiais de um passado marcado pela complexização. Portanto Gabarito: ERRADO

Isso é coisa do Everaldo Costa, só pode! rsrs

Que questão mais aleatória. Como que o candidato vai estudar isso? Quem disse isso? Parece que escolheram um livro de algum autor sobre geografia, sortearam uma pagina e colaram na prova

O segredo não é estudar, e sim tem uma bola de cristal.

A assertiva está errada.

Na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, o foco estava na valorização da hinterlândia, ou seja, as áreas interiores do Brasil, como parte da construção de uma identidade nacional centrada no desenvolvimento de setores como a agricultura e a industrialização, que estavam em expansão no interior do país. A região litoral, embora tenha sido importante na formação inicial da cultura brasileira, passou a ser vista com menor destaque na construção da identidade nacional, com ênfase nas culturas rurais e nas tradições interioranas, como o Sertão.

Assim, a ideia de que, na década de 30, a cultura e a identidade nacionais estavam centradas no litoral, como a afirmação sugere, está equivocada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo