A Constituição Federal de 1988, conhecida como "constituição...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036283 Pedagogia

A Constituição Federal de 1988, conhecida como "constituição cidadã", contém, no seu texto os artigos 205 a 214, (seção I, do capítulo III), as garantias e direitos à educação para a população brasileira.


Em relação aos princípios que devem reger a educação no país  assinale apenas a alternativa CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

O enunciado aborda os princípios que devem reger a educação no Brasil, conforme os artigos 205 a 214 da Constituição Federal de 1988, que trata dos direitos e garantias à educação. Para responder a essa questão, é necessário compreender esses princípios constitucionais, que são fundamentais para a organização do sistema educacional brasileiro.

A Constituição estabelece que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, buscando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Os princípios mencionados na questão estão contidos no artigo 206 da Constituição, que destaca os seguintes:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber
  • Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
  • Gestão democrática do ensino público, na forma da lei
  • Garantia de padrão de qualidade
  • Valorização dos profissionais da educação escolar
  • Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino

A seguir, analisaremos cada alternativa:

A - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Esta alternativa está correta, pois menciona princípios diretamente expressos na Constituição.

B - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, gestão democrática do ensino público e privado. Embora a liberdade de aprender e ensinar e a gestão democrática do ensino público sejam princípios constitucionais, a gestão democrática do ensino privado não é mencionada na Constituição, tornando essa alternativa incorreta.

C - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público em estabelecimentos públicos e privados. A gratuidade do ensino é garantida apenas em estabelecimentos públicos, não privados, portanto, essa alternativa está incorreta.

D - Garantia do padrão de qualidade e gestão democrática ensino público e privado. Semelhante à alternativa B, aborda a gestão democrática no ensino privado, o que não está contemplado pela Constituição, tornando-a incorreta.

E - Controle de ideias e de concepções pedagógicas e da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, igualdade de acesso e permanência na escola. O termo "controle de ideias e de concepções pedagógicas" é contrário ao princípio do pluralismo de ideias, tornando essa alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A

Gabarito Letra (A)

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;            

VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

VII - garantia de padrão de qualidade.

VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.         

IX - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.       

Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo