No que se refere à ética e à moralidade administrat...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão está relacionado à ética e à moralidade administrativas, conceitos fundamentais para quem atua ou pretende atuar na Administração Pública. A compreensão desses conceitos requer o entendimento das diferenças entre ética, moral e como esses princípios orientam o comportamento dos agentes públicos.
A alternativa correta é a Alternativa C: "Uma boa administração, sob o aspecto da moralidade, é perfeitamente adequada no tempo e nos propósitos que busca realizar".
Justificativa da Alternativa C: Esta opção enfatiza que uma administração eficiente e moralmente correta alinha-se com o tempo e com os objetivos a serem alcançados, respeitando princípios éticos e a moralidade administrativa. Isso significa que as ações dos gestores devem ser pautadas por valores éticos e morais, refletindo o compromisso com o bem comum e com a legalidade.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: "O conflito moral é superado não somente pelo entendimento, mas também pela força; ainda que não seja a melhor via, é ela capaz de encerrar uma disputa ética." Esta alternativa está incorreta porque a ética na administração pública busca a resolução de conflitos por meio do diálogo e da compreensão, e não pela imposição de força, que contraria os princípios éticos.
Alternativa B: "A moralidade exige do administrador a identificação do moral e do imoral, e não um maniqueísmo que separa o bem do mau." Embora a moralidade realmente exija discernimento, a alternativa apresenta uma visão distorcida, pois maniqueísmo não é aplicável à prática ética, onde o contexto e a complexidade devem ser considerados.
Alternativa D: "A moralidade como parâmetro a subordinar o agir estatal deve ser avaliada somente pela Administração, em autotutela, não se abrindo, enquanto mérito, ao exame judicial." Esta afirmação é errada porque a moralidade administrativa pode sim ser examinada judicialmente, especialmente quando há suspeitas de ilegalidade ou imoralidade nos atos administrativos.
Alternativa E: "A moralidade administrativa, que orienta o agente público, guarda relação com a moralidade comum, isto é, com o que a sociedade dele espera, prevalecendo quando em choque com a moralidade jurídica." Esta alternativa está incorreta porque a moralidade administrativa não pode prevalecer sobre a legalidade. A atuação do agente público deve obedecer à lei, mesmo que haja expectativas sociais divergentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
Uma boa administração, sob o aspecto da moralidade, é perfeitamente adequada no tempo e nos propósitos que busca realizar.
A moral se adequa ao seu tempo, grupo social, território geográfico.
O erro da alternativa B está no mau( com u), pois o 'mau' é comportamento individual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo