Considere o texto abaixo: “Dia de verão em São Paulo. Na Av...
Considere o texto abaixo:
“Dia de verão em São Paulo. Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade, os termômetros indicam 30 graus Celsius às 15 horas. Os edifícios de concreto e vidro refletem o sol. A brisa é pouca. Os 9 000 veículos que ali passam, por hora, são obrigados a parar em pelo menos um dos quinze semáforos. Os apressados paulistanos são cozinhados dentro dos carros. No teto de aço dos automóveis a temperatura vai aos 50 graus; na boca dos escapamentos a fumaça sobe a 100 graus. O asfalto dá a impressão de derreter-se. Os pedestres padecem com a falta de árvores e sombras. Mas a poucos quilômetros dali, no bairro do Morumbi, a poluição é menor e o índice de arborização atinge 47% do território, 34 pontos percentuais a mais que o verificado na Paulista. Resultado: os termômetros marcam 25 graus. No mesmo dia, na mesma hora, no sul e no norte do município, onde se encontram as áreas rurais e de proteção dos mananciais, a temperatura é de 20 graus, 10 graus a menos que na zona central da cidade. Aumentou o verde, diminuíram as construções, a densidade demográfica, a poluição, o asfalto”.
Site: <https://super.abril.com.br/ideias/>. Revista Superinteressante. Da Redação Atualizado em 31 out 2016 - Publicado em 31 mar 1993.
No contexto das questões ambientais existentes no município de São Paulo, o fenômeno abordado no texto é conhecido como:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ilhas de calor, devido ao fato de apenas uma determinada estar com mais calor em relação às demais!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo