Considerando o contexto em que se insere, está empregada em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1860894 Português
Atenção: Para responder à questão, considere o trecho do livro O elogio do vira-lata e outros ensaios, de Eduardo Giannett.


   A ciência destrói o seu passado. Os clássicos da literatura científica, como os tratados hipocráticos, o Le Monde de Descartes ou a Philosophia Botanica de Lineu, foram obras que marcaram época, mas que a passagem do tempo reduziu à condição de peças de antiquário e objeto de interesse restrito a especialistas em história da ciência. Nenhum cientista que se preze aprende o seu ofício destrinchando os clássicos de sua disciplina. 

    Com a filosofia é diferente. Os clássicos da literatura filosófica, como os diálogos platônicos, as Meditações de Descartes ou o Leviatã de Hobbes, são obras que parecem dotadas do dom da eterna juventude. Embora também se prestem à lupa antiquária do historiador de ideias, elas conseguem de algum modo driblar o tempo e falar diretamente aos espíritos vivos das novas gerações. A filosofia, como a arte, não enterra o seu passado.

     A diferença, é certo, resulta em parte da ausência de um critério bem definido de progresso na história da filosofia. Mas não é só. A consciência da nossa ignorância cresce de mãos dadas com o avanço do saber científico. Como observa com certa malícia Adam Smith na Teoria dos Sentimentos Morais, ao comentar a dificuldade de refutar conclusivamente teorias no campo da ética, a progressividade das ciências naturais também reflete a sua maior vulnerabilidade e propensão ao erro.

(GIANNETTI, Eduardo. O elogio do vira-lata e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2018)
Considerando o contexto em que se insere, está empregada em sentido depreciativo a seguinte expressão:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO C

ANÁLISE DO TEXTO

Sentido Depreciativo consiste em aquilo que se apresenta com a intenção de afrontar ou de promover insultos.

JUSTIFICANDO

a) [ERRADO] "(...) elas conseguem de algum modo driblar o tempo e falar diretamente aos espíritos vivos das novas gerações" = Não apresenta sentido de afronta ou insulto.

b) [ERRADO] "(...) ao comentar a dificuldade de refutar conclusivamente teorias no campo da ética (...)" = Não apresenta sentido de afronta ou insulto.

c) [CERTO] "(...) a passagem do tempo reduziu à condição de peças de antiquário e" = Apresenta sentido de afronta ou insulto, pois estabelece a ideia de algo ultrapassado.

d) [ERRADO] "(...) elas conseguem de algum modo driblar o tempo e falar diretamente aos espíritos vivos das novas gerações" = Não apresenta sentido de afronta ou insulto.

e) [ERRADO] "(...) são obras que parecem dotadas do dom da eterna juventude" = Não apresenta sentido de afronta ou insulto.

BONS ESTUDOS E NUNCA DESISTAM!

GAB C

Significado de Antiquário: substantivo masculino Comerciante que vende objetos antigos. Loja de coisas antigas. Estudioso ou colecionador de antiguidades.

O texto fala que esses livros científicos "ultrapassados" com o passar do tempo e novas descobertas, no fim, se tornam peças de lojas de objetos antigos e peças de estudo aos especialistas em história da ciência.

" A ciência destrói o seu passado. Os clássicos da literatura científica, como os tratados hipocráticos, o Le Monde de Descartes ou a Philosophia Botanica de Lineu, foram obras que marcaram época, mas que a passagem do tempo reduziu à condição de peças de antiquário e objeto de interesse restrito a especialistas em história da ciência. Nenhum cientista que se preze aprende o seu ofício destrinchando os clássicos de sua disciplina." (1° parágrafo).

peças de antiquário: Remonta antiguidade, coisa ultrapassada, pouco usada, depreciada.

fui pelo contexto, deu pra entender que sempre ficam lá esquecidos.Como algo antigo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo