O narrador recorre a um eufemismo no seguinte trecho: 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1860902 Português
Atenção: Considere o conto de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão. 


A beleza total

    A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.

   A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.

    O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.

    Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012)  
O narrador recorre a um eufemismo no seguinte trecho: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O eufemismo é uma  FIGURA DE LINGUAGEM que consiste em suavizar uma ideia negativa. O objetivo é substituir palavras mais chocantes e pesadas por outras mais suaves e agradáveis.

Ex;Ele foi morar no andar de cima (em vez de ele morreu).

FONTE:CLUBE DO PORTUGUÊS

Gabarito D

Eufemismo é a troca de palavras ou expressões por outras que possuam um sentido mais brando.

GABARITO: D

Eufemismo representa a suavização (ele subiu para o andar de cima = morreu) Diferentemente da hipérbole, que representa o exagero (já falei mil vezes para você não subir aí).

➥ O examinador quer que você procure o eufemismo (suavização) nas passagens dadas. Vamos observar as alternativas D e E, pois ele quis que você soubesse essa distinção (eufemismo e hipérbole). Veja:

d) um dia cerrou os olhos para sempre (4° parágrafo) → Correto. Cerrar, pessoal, quer dizer fechar (cerrou sua janela, pois a forte luz do sol adentrava ao cômodo). O autor se valeu desta combinação de palavras (cerrar os olhos para sempre) para suavizar o sentido dado (dizer que o personagem morreu).

e) partiu-se em mil estilhaços (1° parágrafo) → Errado. Aqui há a hipérbole (o exagero). Dificilmente um espelho se partirá em exatos mil estilhaços. O autor disse isso para enfatizar o sentido de "quebrar".

  

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

cerrar e serrar me fez errar a questão kkkkkkkkkkkkk

 Gertrudes, que beleza da gota é esse heim ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo