O narrador relata uma série de eventos ocorridos no passado....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1860903 Português
Atenção: Considere o conto de Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão. 


A beleza total

    A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.

   A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.

    O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.

    Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012)  
O narrador relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C

➥ Pessoal, deem atenção a este assunto de tempos verbais: as bancas estão cobrando muuito este ano sobre o pretérito MQP.

É assim: pretérito Mais-Que-Perfeito indica um fato passado anterior a outro também passado. Ex.: "Eu acordara, tomei café e estou estudando" → Ora, o que aconteceu primeiro? Eu acordei ou eu tomei café? Primeiro eu acordei. Mas eu já tomei café também. Veja que temos duas ações no passado (acordar e tomar café), mas, entre elas, a ação que vem primeiro é a de acordar, logo a gente usa o pretérito mais-que-perfeito.

➥ Foi isso o que o examinador quis de você nesta pergunta: "Um evento anterior a esse tempo passado (ou seja: o passado de um fato que também já passou) está indicado..."

 

➥ Agora você procura o Pretérito MQP (terminação do verbo em RA):

c) A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidaRA com uma foto de Gertrudes sobre o peito. (3° parágrafo) → Correto. Pretérito MQP. Indica um fato passado (o suicídio do mordomo) anterior a outro também passado (a vivência confinada da moça num salão). 

 

Para treinar: Q1860957 (CESPE/TJ-RJ/2021)

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Lembrando que o pretérito-mais-que-perfeito também pode ser escrito na forma composta, quando é formado por um verbo no pretérito imperfeito do indica (verbo TER) + particípio do verbo principal.

Exemplos:

Quando ele chegou, a confusão já tinha passado.

Nós já tínhamos terminado o trabalho quando o diretor perguntou.

Eu já tinha dito isso antes. 

Questão pra se resolver em 30seg, kkk

*Falou em acontecimento anterior a um tempo passado... Pretérito mais que perfeito

*Encontrar um verbo com terminação -ra

A - PerdIAM ----> 3 pessoa do plural -----> Pretérito Imperfeito

B - CerrOU -----> 3 pessoa do singular ----> pretérito perfeito

C - SuicidaRA -----> 3 pessoa do singular -----> pretérito mais-que-perfeito

D - FascinaVA ------> 3 pessoa do singular -----> pretérito imperfeito

E - atrevEU --------> 3 pessoa do singular ------> pretérito perfeito

SUICIDARA: Pretérito perfeito do indicativo

indica uma ação verbal que aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

exemplo: Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo