A Lei de 1923, na qual o governo instituiu e regulamentou as...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos entender por que a alternativa correta é a alternativa A e por que as demais estão incorretas. O tema da questão é a Lei Eloy Chaves, de 1923, que instituiu as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs), e seu papel no nascimento da previdência social no Brasil.
Inicialmente, é importante saber que a Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo nº 4.682, de 24 de janeiro de 1923) é considerada o marco inicial da previdência social no Brasil. Ela criou as CAPs, que eram entidades de caráter privado, mas com participação pública.
Alternativa A: Seu financiamento era realizado com a participação do Estado, empregados e empregadores (contribuição tripartite). Essa alternativa está incorreta porque o financiamento das CAPs era realizado apenas pelos trabalhadores e empregadores, sem a contribuição do Estado. A inclusão do Estado no financiamento da previdência social ocorreu posteriormente, com a criação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) durante o governo de Getúlio Vargas.
Alternativa B: A primeira CAP criada foi a dos trabalhadores ferroviários. Esta alternativa está correta. A primeira CAP foi realmente criada para os trabalhadores ferroviários, conforme estabelecido pela Lei Eloy Chaves.
Alternativa C: Durante a Era Vargas, as antigas CAPs foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs). Esta alternativa está correta. Durante o governo de Getúlio Vargas, especialmente com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1930, as CAPs foram gradualmente transformadas em IAPs, que abrangiam categorias profissionais mais amplas.
Alternativa D: A Lei Eloy Chaves foi a responsável pelo início da atividade estatal em relação à assistência médica. Esta alternativa está correta. A Lei Eloy Chaves marcou o início de uma intervenção mais direta do Estado na questão da previdência e assistência médica aos trabalhadores.
Resumindo, a alternativa A é a incorreta, pois incorretamente afirma que o financiamento das CAPs incluía a participação do Estado. As demais alternativas são corretas, de acordo com a história e evolução da previdência social no Brasil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
EVOLUÇÃO DAS APOSENTADORIAS
1923
LEI ELOY CHAVES CRIA A CAIXA DE APOSENTADORIA E PENSÃO (CAPs) NO SETOR FERROVIÁRIO
1920 E 1930
EXTENSÃO DAS CAPs PARA EMPRESA DE OUTROS RAMOS
1933
CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS DE APOSENTADORIAS E PENSÕES (IAPS). AO INVÉS DE CUIDAR DE UMA UNICA EMPRESA COMO O CAP, O IAPS BENEFICIA UMA CATEGORIA PROFISSIONAL INTEIRA.
1960
UNIFICAÇÃO DAS REGRAS CAPS E IAPS
1966
EXTINÇÃO DAS CAPS E IAPS QUE SÃO UNIFICADAS COMO INPS
1990
SUBSTITUIÇÃO DO INPS PELO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo