Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Profilaxia Pré-Exposiç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731891 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. Segundo o MS, responda a alternativa correta nesse tema:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Tema central da questão:

A questão trata da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, um método preventivo importante na área de doenças infecto-parasitárias. A PrEP é uma estratégia de saúde que visa prevenir a infecção pelo HIV por meio da ingestão de medicamentos antes da exposição ao vírus. Para resolver esta questão, é necessário compreender como a PrEP funciona, quem pode utilizá-la, a composição dos medicamentos e o tempo necessário para que a proteção seja eficaz.

Justificativa para a alternativa correta:

Alternativa D: Esta é a alternativa correta porque descreve o tempo necessário para que a PrEP comece a fazer efeito. A PrEP precisa ser usada por 7 dias para proteção em relações anais e 20 dias para relações vaginais. Este é o tempo necessário para que os níveis dos medicamentos no organismo atinjam a concentração protetora adequada.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Incorreta. A PrEP não é indicada exclusivamente para um grupo específico como gays, HSH, pessoas trans e trabalhadores(as) do sexo. Embora estes grupos possam ser prioritários devido à maior exposição ao HIV, a PrEP está disponível para qualquer pessoa que esteja em situação de risco de infecção pelo HIV.

Alternativa B: Incorreta. A PrEP geralmente consiste na combinação de dois medicamentos: tenofovir e entricitabina. A lamivudina não faz parte da combinação padrão usada na PrEP.

Alternativa C: Incorreta. A PrEP não oferece proteção imediata com apenas 1 dia de uso antes da exposição. Como mencionado na alternativa D, há um período mínimo de uso para que seja eficaz.

Alternativa E: Incorreta. A PrEP não atinge proteção adequada com apenas 2 dias de uso antes da exposição. O uso deve seguir as recomendações de tempo adequadas, como descrito na alternativa D.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D, que afirma que a PrEP começa a fazer efeito após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal. Isso significa que a PrEP não pode ser utilizada apenas quando há exposição ao vírus, mas deve ser tomada diariamente para que o corpo esteja protegido contra a infecção pelo HIV. Além disso, a PrEP não é indicada apenas para grupos específicos, como gays, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e trabalhadores(as) do sexo, mas para qualquer pessoa que esteja em risco de contrair o vírus. A combinação de medicamentos mencionada na alternativa B também está correta, mas não é o foco da pergunta. As alternativas C e E estão erradas, pois a PrEP deve ser tomada diariamente e não apenas antes da exposição ao vírus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo