Considerando o conjunto de informações precedentes, julgue ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968481 Biologia


Internet: <www.quatrocincoum.com.br> (com adaptações).


Durante sua famosa viagem a bordo do Beagle, enquanto visitava as ilhas Galápagos, Charles Darwin observou a presença de diversas espécies de tentilhões distribuídos nessas ilhas, os quais tinham bicos de tamanhos e formatos variados, adaptados a diferentes tipos de alimentação nos diferentes nichos ecológicos que ocupavam. As observações feitas por Darwin nesse momento sobre tais pássaros foram indispensáveis para a escrita de A origem das espécies. Na figura anterior, é indicada a distribuição dos tentilhões nas ilhas que compõem o arquipélago, com a representação de seus bicos. 
Considerando o conjunto de informações precedentes, julgue o próximo item, relativos aos princípios da evolução das espécies de Darwin aplicados ao caso dos tentilhões de Galápagos. 

Segundo Darwin, as espécies de tentilhões surgiram de um ancestral comum e foram-se diferenciando em função das distintas pressões exercidas pelos diversos ambientes ecológicos existentes nas ilhas. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz uma imagem representativa indicando as espécies de tentilhões distribuídas em ilhas do arquipélago de Galápagos, local observado e estudado por Darwin que resultou no estudo da origem das espécies. Pede-se uma análise do item sobre essas espécies terem surgido de um ancestral comum e que receberam pressões do ambiente que as diferenciaram ao longo da ilha. De acordo com Charles Darwin, após os experimentos realizados em pesquisas, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver pelas adaptações mais vantajosas, com descendência e variação em longo prazo. A evolução se caracteriza por mudanças na frequência de certos genes na população, e essas mudanças podem ser resultado de mutação, seleção natural, isolamento geográfico e reprodutivo e da deriva gênica. Algumas semelhanças entre organismos indicam que determinados órgãos evoluíram de um mesmo órgão ancestral, e quando essas estruturas apresentam a mesma origem embrionária e anatomia semelhantes, elas são consideradas homólogas (ex. pata dianteira de mamíferos). Quando essas estruturas possuem origem embrionária diferente e anatomia diferente, porém realizam a mesma função, elas são consideradas análogas (ex. asas de aves e insetos), um fenômeno evolutivo de convergência, ou evolução convergente. Na evolução divergente, os organismos possuem uma mesma origem, porém desenvolvem características diferentes, por exemplo, os mamíferos que evoluíram de uma espécie ancestral para várias formas (morcegos e baleia). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

 
Fonte da imagem: adaptado pela professora, site saberevoluir.com


Segundo Darwin, as espécies de tentilhões surgiram de um ancestral comum e foram-se diferenciando em função das distintas pressões exercidas pelos diversos ambientes ecológicos existentes nas ilhas. 
 

De acordo com as observações de Darwin, as espécies de tentilhões dos Galápagos teriam sido derivadas de um ancestral comum que teria migrado do continente anos atrás, e apresentam estruturas homólogas (bicos), que por seleção natural, resultaram em espécies com adaptações específicas que permitiram a exploração dos ambientes e alimentação de forma diferente. Portanto, este item está correto.

 
Gabarito do Professor: CERTO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Isso se chama HOMOLOGIA, ou seja, órgãos de uma mesma origem embrionária, porém, exercendo funções diferentes.

Isso ocorreu devido a necessidade da espécie de tentilhões de obter o seu alimento, enquanto o outro grupo da espécie vivia em outra área da ilha não necessitou dessa seleção.

Com isso, o meio tratou de selecionar esse grupo de aves para adaptar-se ao ambiente. Isso, portanto, chama-se seleção natural.

Obs.: e um caso de especiação ALOPÁTRICA do tipo PERIÁTRICA (separação geográfica de espécies por áreas marginais).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo