Existem diversas variáveis a serem consideradas para a esco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2113656 Engenharia Civil
Existem diversas variáveis a serem consideradas para a escolha do tipo de fundação. Numa primeira etapa, é preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. Com base nessas informações analise as seguintes afirmativas:

I – A posição do nível da água não interfere na escolha do tipo de fundação.
II – é necessário verificar a compressibilidade e resistência do solo antes da escolha do tipo de fundação.
III – Tipos de estruturas e fundações vizinhas influenciam na escolha do tipo de fundação.
IV – Custo e prazo de execução não interferem na escolha da fundação.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda. A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações.

 

Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.

 

Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.

 

Quanto à escolha do tipo de fundação, de acordo com o Manual de Estruturas intitulado "Fundação", elaborado pela Associação Brasileira de. Cimento Portland (ABCP):

 

"São diversas as variáveis a serem consideradas para a escolha do tipo de fundação. Numa primeira etapa, é preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. Os principais item a serem considerados são:

 

Topografia da área

- dados sobre taludes e encostas no terreno, ou que possam atingir o terreno;

- necessidade de efetuar cortes e aterros;

- dados sobre erosões, ocorrência de solos moles na superfície;

- presença de obstáculos, como aterros com lixo ou matacões.

 

Características do maciço de solo

 

- variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas;

- existência de camadas resistentes ou adensáveis;

- compressibilidade e resistência do solos;

- a posição do nível d'água.

 

Dados da estrutura

 

- a arquitetura, o tipo e o uso da estrutura, como por exemplo, se consiste em um edifício, torre ou ponte, se há subsolo e ainda as cargas atuantes.

 

Realizado esse estudo, descartamos as fundações que oferecem limitações de emprego para a obra em que se está realizando a análise. Teremos, ainda assim, uma gama de soluções que poderão ser adotadas.

 

Alguns projetistas de fundação elaboram projetos com diversas soluções, para que o construtor escolha o tipo mais adequado de acordo com o custo, disponibilidade financeira e o prazo desejado.

 

Dessa forma, numa segunda etapa, consideram-se os seguintes fatores:

 

Dados sobre as construções vizinhas

 

- o tipo de estrutura e das fundações vizinhas;

- existência de subsolo;

- possíveis consequências de escavações e vibrações provocadas pela nova obra;

- danos já existentes.

 

Aspectos econômicos

 

- além do custo direto para a execução do serviço, deve-se considerar o prazo de execução. Há situações em que uma solução mais custosa oferece um prazo de execução menor, tornando-se mais atrativa.

 

Podemos perceber que, para realizar a escolha adequada do tipo de fundação, é importante que a pessoa responsável pela contratação tenha o conhecimento dos tipos de fundação disponíveis no mercado e de suas características. Somente com esse conhecimento é que será possível escolher a solução que atenda às características técnicas e ao mesmo tempo se adeque à realidade da obra."

 

Visto isso e analisando as afirmativas separadamente, verifica-se que:

 

- A afirmativa I apresenta uma afirmação errada. A posição do nível da água interfere na escolha do tipo de fundação;

 

- A afirmativa II apresenta uma afirmação correta. A compressibilidade e resistência do solo é um parâmetro importante para o dimensionamento e, consequentemente, para a escolha do tipo de fundação;

 

- A afirmativa III apresenta uma afirmação correta. Os tipos de estruturas e fundações vizinhas influenciam na escolha do tipo de fundação. Por exemplo, não é recomendado executar uma fundação que cause vibração (uma estaca cravada, por exemplo), ao lado de uma construção histórica;

 

- A afirmativa IV apresenta uma afirmação errada. Além do custo direto para a execução do serviço, deve-se considerar o prazo de execução na escolha do tipo de fundação.

 

Portanto, está correto apenas o que se afirma em II e III. Assim, a alternativa B deve ser assinalada.

 

Gabarito do professor: letra B.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND (ABCP). Manual de Estruturas - Fundação. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo