Para classificar os solos são necessários alguns ensaios em...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondente aos gases no solo.
Nesse contexto, os ensaios de consistência de solos são responsáveis pela determinação dos limites de Atterberg, também chamados de limites de consistência. Tais limites constituem valores importantíssimos para caracterizar a fração fina dos solos.
Os limites de consistência são representados pelos limites de liquidez, de plasticidade e de contratação, tais que:
- O Limite de Liquidez (LL) representa a proporção de umidade natural na amostra de solo. Ele trata-se da porcentagem de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. O LL é determinado com o auxílio do aparelho de Casagrande. Na determinação do LL, primeiramente pega-se uma amostra de solo e abre-se uma canelura no mesmo com dimensões padronizadas. O LL representa o teor de umidade do solo para o qual a canelura tem seus bordos inferiores unidos, ao longo de 13 mm de comprimento, com 25 golpes diferidos no aparelho de Casagrande;
- O Limite de Plasticidade (LP) constitui o teor de umidade percentual em que o solo deixa de ter estado plástico e passa e assume o estado semissólido. Na prática, o LP corresponde à umidade para o qual o solo passa a se quebrar em pequenos pedaços, quando enrolados em cilindros de 3 mm de diâmetro;
- O Limite de Contração (LC) representa o teor de umidade percentual no qual o solo passa do estado semissólido para o estado sólido. Sua determinação laboratorial é um pouco mais complexa que a dos demais limites.
Nesse contexto, o Índice de Plasticidade (IP) do solo representa a máxima quantidade de água que pode ser adicionada ao solo, a partir de seu Limite de Plasticidade, de forma que a consistência do solo não deixe de ser plástica. Numericamente, o IP consiste na diferença entre o Limite de Liquidez (LL) e o Limite de Plasticidade (LP).
Existem diversas metodologias para realizar a classificação de solos. O método do SUCS classifica o solo com base em duas letras. A primeira é dependente do principal tipo de solo. Por sua vez, a segunda apresenta a principal característica do solo.
As possibilidades de letra para o tipo de solo são:
- G = Pedregulho;
- S = Areia;
- M = Silte;
- C = Argila;
- O = Solo orgânico.
Para determinar o principal tipo de solo, utiliza-se a informação granulométrica de qual o percentual de solo que na peneira 200 (0,075mm).
Já para caracterizar o solo, as seguintes letras são utilizadas
- W = Bem graduado;
- P = Mal graduado;
- H = Alta compressibilidade;
- L = Baixa compressibilidade;
- Pt = Turfas.
Para auxiliar na determinação da classificação dos solos, pode-se utilizar um fluxograma chamado "Carta Casagrande". Ele correlaciona o índice de plasticidade com o limite de liquidez dos solos para classificá-lo.
Visto isso, dentre as alternativas, tem-se que a alternativa E está errada, uma vez que o LL está associado ao teor de umidade em que o sulco se feche, ao longo de 13 mm de comprimento, com 25 golpes aplicados no aparelho de Casagrande. Portanto, a alternativa E deve ser assinalada.
Ademais, vale ressaltar as que as alternativas A, B, C e D apresentam afirmações corretas.
Gabarito do professor: letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
nbr 6459/2017
item 4.4.2
Obter na reta o teor de umidade correspondente a 25 golpes, que é o limite de liquidez do solo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo