O nome do ex-presidente uruguaio José ‘Pepe’ Mujica voltou a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (36)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
O tema central da questão refere-se ao retorno do nome de José 'Pepe' Mujica às mídias em outubro de 2020. É importante ter em mente que Mujica é uma figura política respeitada internacionalmente, e suas decisões impactam não só o Uruguai como também a percepção internacional sobre a política sul-americana.
No ano de 2020, Mujica anunciou sua renúncia ao Senado devido à pandemia da Covid-19, marcando sua retirada definitiva da vida política profissional. Essa decisão foi amplamente divulgada na mídia, destacando seu desejo de se afastar da política ativa, principalmente por questões de saúde relacionadas à idade avançada. Fonte: BBC.
Análise das Alternativas:
A) A afirmação de que Mujica perdeu as eleições presidenciais de 2020 está incorreta porque ele não concorreu a estas eleições. Portanto, a aposentadoria dos cargos políticos não se deve a uma derrota eleitoral.
B) A acusação de participação em desvios de dinheiro não é verdadeira em relação a Mujica. Essa alternativa não corresponde aos fatos conhecidos sobre sua conduta.
C) Correta. Mujica renunciou à sua cadeira no Senado em 2020, citando a pandemia da Covid-19 como uma das razões para sua retirada definitiva da vida política profissional.
D) Esta alternativa está errada, pois não há registros confiáveis que indiquem que Mujica ofereceu asilo político a Evo Morales em sua residência.
Para responder questões como essa, é fundamental estar atualizado com as notícias e eventos políticos, particularmente em relação a figuras públicas de destaque.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
O ex-presidente uruguaio (2010-2015) formalizou nesta terça-feira a renúncia à sua cadeira no Senado e, com isso, retirou-se definitivamente da política ativa. A renúncia de um dos líderes mais importantes da esquerda latino-americana foi precipitada pela , porque o ex-presidente, de 85 anos, sofre de uma doença autoimune. “Esta situação me obriga, com grande pesar por minha profunda vocação política, a solicitar que se tramite minha renúncia à cadeira que os cidadãos me concederam”, escreveu Mujica em uma carta lida nesta terça-feira em sessão extraordinária do Senado. “A pandemia me expulsou”, acrescentou. “Na vida, há uma hora para chegar e uma hora para partir”, assinalou o ex-presidente sobre sua renúncia ao Senado, algo que já havia antecipado meses atrás e reiterado no dia das eleições municipais realizadas em 27 de setembro.
Fonte: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-10-20/ex-presidente-uruguaio-jose-pepe-mujica-formaliza-renuncia-ao-senado-e-se-retira-da-politica.html
Mujica, de 85 anos, se despediu do Congresso junto com outro ex-presidente, Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000), de 84 anos, do conservador Partido Colorado, que também renunciou. Os adversários políticos decidiram abandonar o Senado em uma sessão conjunta na qual trocaram um forte abraço, em gesto classificado por outros parlamentares como um "reflexo da democracia".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo