Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguístic...
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O termo ‘juridiquês’ (l.11) não faz parte do vocabulário oficial
da língua portuguesa, contudo seu emprego não compromete
a correção gramatical e está adequado ao nível de formalidade
do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias, expressões populares, ironia.
O uso das aspas torna a palavra no texto formal.
GABARITO C
Gabarito certo para os não assinantes.
A palavra faz parte do neologismo, um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente, por isso, como bem colocou o Diogo, deve vir entre aspas.
Juridiquês é um neologismo que designa o uso excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos do Direito. Na prática esses excessos tornam a linguagem jurídica um idioma desconhecido para a maioria das pessoas: o Juridiquês.
O texto é formal?? Não seria nível de informalidade??
Emanuel Chedelic, vamos por partes: primeiramente, a correção gramatical do texto não está comprometida, visto que se faz uso de aspas em relação ao termo "juridiquês", o que significa que o autor reconhece que essa palavra não é dicionarizada, ou seja, é um termo coloquial da língua (nesse caso pode ser entendida como neologismo ou, até mesmo, uma gíria). Em segundo lugar, o seu uso é adequado ao nível de formalidade do texto, em que no primeiro parágrafo, é utilizada a primeira pessoa do plural (por exemplo, na linha 1:"Todos nós aderimos a ele no dia em que nascemos" ) bem como o autor se dirige diretamente ao leitor, no segundo parágrafo, ao utilizar o pronome "você" (linhas 10 e 11). Então, podemos entender que, para o nível de formalidade do texto em questão, pode-se admitir o uso da expressão "juridiquês", o que já não seria possível em outros tipos de textos, cujo nível de formalidade precisa ser maior, tais como: leis, livros didáticos, artigos de jornais e revistas, etc. Caso tenha ficado com alguma dúvida ainda, sugiro que leia o seguinte texto: Níveis de formalidades e variantes linguísticos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo