Na Sociedade da Informação, o recurso mais importante é o ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A
Vamos entender melhor o tema da questão e por que a alternativa A está correta.
A questão aborda: a importância do conhecimento na Sociedade da Informação e a distinção entre conhecimento tácito e conhecimento explícito.
Conhecimento tácito: é aquele que está na mente das pessoas, muitas vezes difícil de ser formalizado ou comunicado. É subjetivo, baseado em experiências pessoais, crenças e valores.
Conhecimento explícito: é aquele que pode ser facilmente articulado, codificado, acessado e transmitido. Ele é formal, sistematizado e pode ser documentado em manuais, relatórios, e outros meios de comunicação.
Quando um novo conhecimento passa a fazer parte da cultura da empresa, ele precisa ser incorporado pelas pessoas de uma forma que se torna natural e intrínseca ao comportamento diário. Esse processo é conhecido como socialização, que é a transferência de conhecimento tácito entre os indivíduos sem a necessidade de codificação.
Portanto, a alternativa correta é A - Do tácito para o tácito, pois o conhecimento está sendo compartilhado diretamente entre as pessoas, de maneira não formalizada, até se tornar parte da cultura organizacional.
Espero ter ajudado a esclarecer o tema e o raciocínio para chegar à alternativa correta. Boa sorte nos seus estudos e na preparação para os concursos!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discordo também. A questão só diz: "...quando um novo conhecimento passa a fazer parte da cultura da empresa, este é um processo..."
Fica dificil determinar de onde veio esse novo conhecimento, e isso é necessário para identificar o processo. Nao dá pra afirmar que é do tácito pro tácito como a questão afirmou.
4 padrões básicos para a CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO:
1. De tácito para tácito: compartilhamento do conhecimento tácito diretamente com outro. Aprendizado de habilidades tácitas através da observação, imitação e prática. Isoladamente, a socialização é limitada para criação do conhecimento.
2. De explícito para explícito: o indivíduo combina partes distintas do conhecimento explícito em um novo todo. Mas essa combinação não amplia a base de conhecimento já existente da empresa.
3. De tácito para explícito: articulação dos fundamentos de conhecimento tácito sobre como fazer, convertidos em conhecimento explícito, permitindo compartilhação com o restante da empresa.
4- De explícito para tácito: à medida que o novo conhecimento explícito é compartilhado, outros empregados começam a internalizá-lo.
Depende de que aspecto da cultura organizacional estamos falando, se são aspectos primários (tácitos e subjetivos) ou secundários ( explícitos e objetivos).
Elaboração bem ruim !
"...quando um novo conhecimento passa a fazer parte da cultura da empresa, este é um processo..."
ou seja, há uma internalização deste conhecimento.
Internalização e Operacionalização = Tácito >>> Explícito (ou seja, a organização passa a adotar tal conhecimento/técnica)
Socialização e Compartilhamento = Tácito >>>Tácito (ou seja, eu compartilho com meu colega de trabalho)
Maaaaaaaaas, pra banca em questão... ... ... ... deixa quieto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo