A respeito da contaminação de animais e do meio ambiente por...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968499 Biologia
A respeito da contaminação de animais e do meio ambiente por pesticidas e substâncias radioativas e o respectivo impacto sobre as relações tróficas, julgue o item que se segue.

Os poluentes orgânicos persistentes (POP), como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), são substâncias químicas que raramente acumulam-se e raramente são transferidos entre as espécies animais. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a contaminação por pesticidas e substâncias radioativas e o impacto nas relações tróficas dos seres vivos e no ambiente, pedindo uma análise do item sobre poluentes orgânicos persistentes serem substâncias químicas que raramente se acumulam e são transferidos entre as espécies animais. As cadeias alimentares são compostas por diversos níveis tróficos, e são uma sequência possível de energia em um determinado ambiente. Os organismos ocupam níveis tróficos que podem ser classificados como: produtores, seres autótrofos fotossintetizantes; consumidores primários, animais herbívoros que se alimentam dos produtores; consumidores secundários, animais que se alimentam do consumidor primário; consumidores terciários, animais que se alimentam do consumidor secundário. Quando uma substância se acumula nos tecidos, como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), ocorre a bioacumulação ou magnificação trófica, que é um maior acúmulo de substâncias não biodegradáveis no topo da cadeia alimentar, pois acumularam a substância tóxica  presente nos organismos que serviram de alimento. Essa bioacumulação ocorre quando compostos químicos contaminantes são acumulados ao longo de uma cadeia trófica, sendo elevados nos mais altos níveis, por não serem compostos digeríveis. Conforme os níveis se tornam mais elevados, as substâncias que não podem ser digeridas e são absorvidas na alimentação se acumulam nos tecidos dos organismos ao longo da cadeia trófica, levando a essa bioacumulação. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 
Fonte da imagem: site kuadro.com.br



Os poluentes orgânicos persistentes (POP), como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), são substâncias químicas que raramente acumulam-se e raramente são transferidos entre as espécies animais. 

As substâncias consideradas poluentes orgânicos persistentes (POP) são contaminantes que não podem ser digeridos no organismo, por esse motivo a cada nível trófico sua quantidade será aumentada nos organismos ao se alimentares, sendo transferidos entre níveis tróficos e acumulando-se nos níveis mais altos da cadeia alimentar. Portanto, este item está incorreto.

Gabarito do Professor: ERRADO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar.

substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.

Como exemplo de POP, podemos citar o DDT (diclorodifeniltricloroetano), um famoso pesticida usado principalmente na Segunda Guerra Mundial.

Corrigindo o amigo Elvis, acima.

O fenômeno que tende a aumentar (e.g.: um contaminante) à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar é o de Biomagnificação.

Já a Bioacumulação pode ser entendida como um processo de absorção e acúmulo de substâncias ou compostos químicos no organismo de um determinado ser vivo. 

Bioacumulação e Biomagnificação são processos distintos, apesar de estarem diretamente relacionados. Ambos tratam do acúmulo de substâncias químicas, em concentrações cada vez maiores, no organismo dos animais e, consequentemente, na cadeia alimentar. Entretanto, esses dois termos não são sinônimo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo