A respeito da contaminação de animais e do meio ambiente por...
Os poluentes orgânicos persistentes (POP), como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), são substâncias químicas que raramente acumulam-se e raramente são transferidos entre as espécies animais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os poluentes orgânicos persistentes (POP), como o DDT (diclorodifeniltricloroetano), são substâncias químicas que raramente acumulam-se e raramente são transferidos entre as espécies animais.
As substâncias consideradas poluentes orgânicos persistentes (POP) são contaminantes que não podem ser digeridos no organismo, por esse motivo a cada nível trófico sua quantidade será aumentada nos organismos ao se alimentares, sendo transferidos entre níveis tróficos e acumulando-se nos níveis mais altos da cadeia alimentar. Portanto, este item está incorreto.
Gabarito do Professor: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar.
substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.
Como exemplo de POP, podemos citar o DDT (diclorodifeniltricloroetano), um famoso pesticida usado principalmente na Segunda Guerra Mundial.
Corrigindo o amigo Elvis, acima.
O fenômeno que tende a aumentar (e.g.: um contaminante) à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar é o de Biomagnificação.
Já a Bioacumulação pode ser entendida como um processo de absorção e acúmulo de substâncias ou compostos químicos no organismo de um determinado ser vivo.
Bioacumulação e Biomagnificação são processos distintos, apesar de estarem diretamente relacionados. Ambos tratam do acúmulo de substâncias químicas, em concentrações cada vez maiores, no organismo dos animais e, consequentemente, na cadeia alimentar. Entretanto, esses dois termos não são sinônimo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo