Após finalizar a sua prestação de contas anual, um ente públ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Por fim, segundo o item 4 da ISSAI 200, entre os objetivos da auditoria financeira estão: “contas de governo ou de entidades públicas ou outros relatórios financeiros, não necessariamente preparados de acordo com uma estrutura de relatório financeiro de propósito geral; orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e a sua execução; políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento; áreas de responsabilidade legalmente definidas, tais como as responsabilidades de ministérios; e categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos". Em face do exposto, podemos afirmar que a auditoria a ser planejada é a auditoria financeira.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".
FONTE
ISSAI 200: Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira. INTOSAI, Secretaria Geral. RECHNUNGSHOF (Tribunal de Contas da Áustria) DAMPFSCHIFFSTRASSE 2. A-1033, VIENNA, AUSTRIA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra B.
O principal objetivo da auditoria financeira é melhorar e promover a prestação de contas de órgãos e entidades públicos.
Segundo a ISSAI 200, o propósito de uma auditoria de demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança dos usuários nessas demonstrações.
Nesse contexto, a auditoria financeira tem como foco avaliar se as informações financeiras de uma entidade foram elaboradas e apresentadas de acordo com as normas e regulamentos exigidos para a sua divulgação. Além disso, no setor público essa auditoria pode abranger outros objetivos além daqueles de avaliar as demonstrações financeiras propriamente ditas. Esses objetivos podem incluir a auditoria de:
- contas de governo ou de entidades ou outros relatórios financeiros, não necessariamente as demonstrações financeiras padrão definidas pelas normas e regulamentos;
- orçamentos, ações orçamentárias, dotações e outras decisões sobre a alocação de recursos e sua implementação;
- políticas, programas ou atividades definidas por suas bases legais ou fontes de financiamento;
- categorias de receitas ou despesas ou de ativos ou passivos.
Fui seco na A, por ter sido uma auditoria feita por "encomenda" da autoridade competente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo