Ao iniciar um processo de avaliação de riscos em um trabalho...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2116294 Auditoria
Ao iniciar um processo de avaliação de riscos em um trabalho de auditoria, o auditor deve recordar que existem diferentes tipos de riscos que carecem de avaliação e respostas específicas. No contexto da auditoria das demonstrações contábeis, conforme definido pelas normas de auditoria, o risco definido pela “suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que pode ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados” deve ser tratado como um risco:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre auditoria.

A - incorreta. Risco de Controle: Este é o risco de que uma distorção que poderia ocorrer em uma afirmação sobre uma transação, saldo contábil ou divulgação e que poderia ser material, individualmente ou quando agregada com outras distorções, não será impedida ou detectada e corrigida em tempo hábil pelos controles internos da entidade. Portanto, ele se concentra na eficácia dos controles internos em prevenir ou detectar e corrigir distorções materiais.

B - incorreta. Risco de Detecção: Este é o risco de que os procedimentos de auditoria não detectem uma distorção que existe em uma afirmação que poderia ser material, individualmente ou quando agregada com outras distorções. Portanto, este risco está relacionado à eficácia dos procedimentos de auditoria em detectar distorções materiais.

C - incorreta.
Risco de Distorção: Este não é um termo padrão nas normas de auditoria. No entanto, em alguns contextos, pode ser usado para descrever o risco geral de que as demonstrações financeiras possam estar materialmente distorcidas, seja devido a fraude ou erro.

D - correta. De acordo com as normas de auditoria, o risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação sobre uma transação, saldo contábil ou divulgação a uma distorção que poderia ser material, individualmente ou quando agregada com outras distorções, supondo que não houvesse controles internos relacionados.

E - incorreta. Risco Operacional: Este é o risco de perda resultante de processos internos inadequados ou falhos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. Este termo é geralmente mais usado no contexto da gestão de risco em uma entidade, em vez de no contexto da auditoria.

A alternativa "D" é a correta.


GABARITO: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Risco de distorção relevante: é o risco de que as demonstrações contábeis contenham

distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no

nível das afirmações:

  • (i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo

contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em

conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

  • (ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre

uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante,

individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e

corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

Gabarito: D

Gabarito: letra D.

(n) Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

(i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

(ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo