Considere as hipóteses abaixo. I. A entidade não toma a açã...
I. A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias, mesmo no caso em que a fraude não é relevante para as demonstrações contábeis.
II. A consideração do auditor dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.
III. O auditor tem preocupação significativa quanto à competência ou integridade da administração ou dos responsáveis pela governança.
Constitui circunstância excepcional que pode surgir e colocar em dúvida a capacidade do auditor, deixando-o sem condições de continuar os trabalhos, o indicado em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra B
I, II e III corretas
A54. Exemplos de circunstâncias excepcionais que podem surgir
e que podem colocar em dúvida a capacidade do auditor de continuar
a executar a auditoria incluem:
• A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma
fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias,
mesmo no caso em que a fraude não é relevante para as demonstrações contábeis.
• A consideração do auditor dos riscos de distorção relevante
decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.
• O auditor tem preocupação significativa quanto à competência
ou integridade da administração ou dos responsáveispela governança.
Tá mas e daí? Então o auditor deixa a auditoria sem emitir relatório? E o que vier na sequência tb não o fará? E quem fará o relatório então? Mesmo que ele seja adverso.
Alguém?
Robson, neste caso não há o comprometimento da alta Administração em implantar um sistema de controle interno que permita que a corporação adote de forma correta os procedimentos operacionais e controles (além de outros procedimentos de uma boa governança corporativa). Este comprometimento é fundamental para que a corporação trabalhe de forma ética e produza valores para os seus acionistas. Caso contrário, não há como garantir aos usuários externos (principalmente os acionistas e investidores, mas também os controladores externos entre outros) das informações contábeis uma segurança razoável que estes valores não possuem distorções relevantes.
Exemplos de circunstâncias excepcionais que podem surgir e que podem colocar em dúvida a capacidade do auditor de continuar
a executar a auditoria incluem:
• A entidade não toma a ação apropriada com referência a uma fraude, considerada pelo auditor como necessária nas circunstâncias, mesmo no caso em que a fraude não é relevante para as demonstrações contábeis.
• A consideração do auditor dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e dos resultados da auditoria indica risco significativo de fraude relevante e generalizada.
• O auditor tem preocupação significativa quanto à competência ou integridade da administração ou dos responsáveispela governança.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo