O texto das Normas Internacionais para a Prática Profissiona...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2116304 Auditoria Governamental
O texto das Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, elaboradas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), aborda os requerimentos aplicáveis às atividades de avaliação (assurance) ou de consultoria. Se um auditor assume uma demanda de serviço de avaliação (assurance), deve observar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento em Normas Internacionais para a prática internacional de auditoria interna.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de consultoria com o objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa.

Os serviços de avaliação (assurance) compreendem uma avaliação objetiva da evidência por parte do auditor interno com o objetivo de apresentar uma opinião ou conclusões independentes sobre um processo ou outra matéria correlata. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação são determinados pelo auditor interno. Normalmente, três partes participam dos serviços de avaliação:

·         A pessoa ou grupo diretamente responsável pelo processo, sistema ou outro assunto correlato – o proprietário do processo;

·         A pessoa ou grupo que faz a avaliação – o auditor interno, e ;

·         A pessoa ou grupo que faz uso da avaliação – o usuário.

Posto isso, vamos à análise das alternativas.

Um auditor assumindo uma demanda de serviço de avaliação (assurance), deve observar que:

a)  Incorreto. A natureza do trabalho não está sujeita a um acordo com o cliente do trabalho, e sim relacionado aos serviços de consultoria, consoante Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna, conforme citação abaixo:

“Os serviços de consultoria são, por natureza, de assessoria e geralmente são realizados a partir da solicitação específica de um cliente do trabalho. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho. Geralmente os serviços de consultoria envolvem duas partes: (1) a pessoa ou grupo que oferece a assessoria – o auditor interno, e (2) a pessoa ou grupo que busca e recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deveria manter a objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração"

b)  Correto. De fato, conforme disposto nas Normas internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna o escopo do trabalho de avaliação é determinado pelo auditor interno, conforme descrito abaixo:

“Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer opiniões ou conclusões a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outros assuntos importantes. A natureza e o escopo de um trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. Geralmente, três partes participam nos serviços de avaliação (assurance): (1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro assunto importante - o proprietário do processo, (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário".

c Incorreto. O trabalho não é realizado a partir da solicitação específica de um cliente do trabalho e sim relacionado aos serviços de consultoria consoante Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna.

d) Incorreto. Conforme vimos acima, no serviço de consultoria há duas partes envolvidas, enquanto no serviço de asseguração há 3 partes envolvidas.

·         A pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro assunto importante - o proprietário do processo;

·         A pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e;

·         A pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.

 e)  Incorreto. No serviço de avaliação, a natureza e o escopo de um trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno, podendo ser realizado com o mesmo escopo em períodos subsequentes.

Gabarito do Professor: Letra “B"

Fonte: Normas Internacionais para a prática profissional de Auditoria Interna.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B

Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante.

Microsoft Word - normas_internacionais_para_a_pratica_de_auditoria_interna_2013_2016.docx (iiabrasil.org.br)

Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer opiniões ou conclusões a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outros assuntos importantes.

Alternativa B.

Fonte: p.2 - NORMAS INTERNACIONAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA 

Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer opiniões ou conclusões a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outros assuntos importantes.

A natureza e o ESCOPO dos trabalhos de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno.

Fonte: Normas internacionais IIA

Os serviços de consultoria são, por natureza, de assessoria e geralmente são realizados a partir da solicitação específica de um cliente do trabalho. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria estão sujeitos a um acordo com o cliente do trabalho. Geralmente os serviços de consultoria envolvem duas partes: (1) a pessoa ou grupo que oferece a assessoria – o auditor interno, e (2) a pessoa ou grupo que busca e recebe a assessoria – o cliente do trabalho. Ao realizar serviços de consultoria, o auditor interno deveria manter a objetividade e não assumir responsabilidades que são da administração.

Os serviços de avaliação (assurance) compreendem a avaliação objetiva da evidência pelo auditor interno, a fim de fornecer uma opinião ou conclusões independentes a respeito de uma entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação (assurance) são determinados pelo auditor interno. Geralmente há três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance): (1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante - o proprietário do processo, (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo