A partir da leitura do texto, evidencia-se o interesse també...
INSTRUÇÃO: Leia o texto para responder às questões de 24 a 27.
QUEBRAR TABUS: PROFISSÕES
FEMININAS QUE OS HOMENS
PASSARAM A DOMINAR
Preconceito e quebra de tabu, o homem está conquistando espaço nos trabalhos considerados femininos
27/04/2016 EDUARDO BIELUCZYK
Passou o tempo em que os homens e mulheres não desempenhavam a mesma função. Hoje, uma mulher pode trabalhar em um canteiro de obras, enquanto um homem ganha a vida vendendo cosméticos. As mulheres foram para o mercado de trabalho “masculino”, e os homens invadiram as profissões que, antes, eram desempenhadas por mulheres.
Contudo, toda minoria acaba chamando mais atenção. Por isso, a mudança de áreas entre os sexos pode gerar certo preconceito por parte da maioria. Justamente por acharem que “não é serviço de homem”, ou que torne o mais afeminado – o que não faz sentido algum.
Até se pode arriscar dizer que há uma mudança cultural nesse sentido. Boa parte por conta da globalização e das novas gerações, que são mais abertas do que as de antigamente, tem a tendência de que não faça mais a distinção entre os sexos e, desta forma, não exista ramos exclusivos para mulheres ou para homens.
Secretário
Há quinze anos não havia registro de homens nessa categoria. Hoje, eles são 10% do total de profissional, segundo um estudo feito pelo SINSESP.
A carreira do Secretariado mudou o perfil na década de 1990. O mercado exigiu ampliação de tarefas, atuação estratégica e nova doutrina na pesquisa científica, valorizando que os profissionais do Secretariado busquem os mestrados e doutorados e garantindo empregabilidade também na área acadêmica. Fato importante: que os homens se interessaram pela profissão, trazendo um forte componente de “miscigenação” no gênero e assim mais profissionalização, deixando para trás a ideia de uma profissão exclusivamente feminina [...]
(Disponível em: http://portalnodegravata.com.br. Acesso em: 01/10/2016.)
A partir da leitura do texto, evidencia-se o interesse também de homens pela profissão de Secretariado, bem como a mudança do perfil da profissão devido à ampliação de tarefas, atuação estratégica e nova doutrina na pesquisa científica. Sobre as exigências para exercício legal da profissão do Técnico em Secretariado, analise as afirmativas.
I - É assegurado o direito do exercício legal da profissão aos profissionais que, embora não habilitados, tenham exercido pelo menos cinco anos ininterruptos ou dez anos intercalados de exercício de atividades próprias de secretaria na data de vigência da Lei n.º 7.377/1985 e complementada pela Lei n.º 9.261/1996.
II - Compreende exercício legal da profissão o profissional diplomado no Brasil por curso superior de Administração, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Administração, cujo diploma seja revalidado no Brasil.
III - Exercerá legalmente a profissão o profissional portador de certificado de conclusão de curso de Secretariado em nível de ensino médio.
IV - O exercício legal da profissão requer portar certificado de conclusão do ensino fundamental, na data de início da vigência da Lei n.º 7.377/1985, e comprovar, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos quarenta e seis meses, das atribuições secretariais.
Estão corretas as afirmativas