A respeito da desigualdade social no Brasil contemporâneo, j...
Ainda que a desigualdade social persista na realidade brasileira, nos últimos dois anos, milhares de pessoas saíram da linha de pobreza e, consecutivamente, o número de pessoas pobres no país foi reduzido.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da afirmativa:
A desigualdade vem crescendo no Brasil nos últimos anos. O aumento da informalidade, o fim dos aumentos reais do salário mínimo, o aumento do custo de vida e até mesmo as previsões de retorno da inflação são dados que comprovam tal realidade. Afirmativa errada.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ITEM ERRADO.
Pelo contrário. Sobretudo em razão da crise econômica, os índices de pobreza nos últimos anos cresceram consideravelmente e, por consequência, o número de pobres.
A respeito do tema, eis dois exemplos de matérias jornalísticas recentes:
"A pobreza e a desigualdade aumentaram nos últimos 4 anos no Brasil, revela pesquisa
A pobreza voltou aos níveis do começo da década (2011). Portanto, esse período caracteriza-se como uma década perdida. Olhando para a desigualdade, o retrocesso não fica atrás. Desde 1989 o Brasil não experimentava mais de três anos de aumento consecutivo de desigualdade. A piora na performance social do Brasil também explica o mau desempenho econômico.
O estudo indica aumento da pobreza e da desigualdade até o segundo trimestre de 2018. Segundo o estudo, hoje, há 23,3 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, com rendimentos abaixo de R$ 232 por mês; cerca de 11,2% da população. A miséria subiu 33% nos últimos quatro anos. São 6,3 milhões de novos pobres — mais do que a população do Paraguai – adicionada ao estoque de pobreza."
In:
"No Brasil, 15,2 milhões vivem abaixo da linha da extrema pobreza, diz IBGE
O IBGE identificou uma consequência triste da crise econômica de que o brasil tenta se livrar há quatro anos. Em 2017, aumentou o número de cidadãos em situação de pobreza e de extrema pobreza.
(...)
Entre 2016 e 2017, a proporção de pessoas pobres no Brasil subiu de 25,7% para 26,5% da população, um aumento de dois milhões. Agora, são quase 55 milhões de brasileiros passando por todo tipo de privação."
In:
Espero ter ajudado.
Parte da responsabilidade é da própria população que se conforma. Como disse Martin Luther King: " para que o mal prevaleça, basta que os bons não façam nada." Sigamos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo