Sensível à crise financeira e com o objetivo de promover a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002861 Direito Constitucional

Sensível à crise financeira e com o objetivo de promover a austeridade na gestão pública, a Assembleia Legislativa do Estado Alfa promulgou emenda à Constituição Estadual fixando o número máximo de secretarias passíveis de serem criadas em cada Município. Para tanto, estabeleceu uma correlação entre o montante arrecadado com tributos e transferências obrigatórias e a densidade demográfica.

À luz da sistemática estabelecida na Constituição da República, a referida emenda é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional ligada à organização do Estado. Tendo em vista o caso hipotético narrado e considerando o que estabelece a CF/88, é correto afirmar que a referida emenda é inconstitucional, pois a disciplina da matéria pela Constituição Estadual é incompatível com a autonomia municipal.  Isso porque o município é ente da federação dotado de autonomia (art. 18, CF/88) e, conforme Art. 30. Compete aos Municípios: [...] III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.

Gabarito do professor: letra c.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta .

C - O Município é autônomo, logo é de sua competência a matéria citada.

A autonomia municipal é garantida pela Constituição Federal: Art.18: “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.”

O teor político da autonomia revela a capacidade de o Município estruturar seus poderes, organizar e constituir seu próprio governo.

A capacidade auto-organizatória é um desdobramento da autonomia política, que ganha contorno no poder de edição pelo Município de sua própria lei orgânica. 

Fonte: Autonomia municipal no Estado brasileiro. Autora: Maria Coeli Simões Pires

Complementando:

Perceba o seguinte:

A assembleia legislativa tem autonomia para dispor sobre sua organização com base no art. 48, X. (X - criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; )

2º O art. 2º da constituição nos garante que os poderes são harmônicos e independentes entre si.

Com isso o município através da sua lei Orgânica tem capacidade para sua auto-organização.

3º Outro exemplo interessante de interferência na separação dos poderes:

Segundo o art.61, §1º, c) é de iniciativa do chefe do executivo criar leis que tratem de regime jurídico de servidores públicos. De tal sorte que seria uma violação se o chefe do executivo federal  estabelecesse uma lei tratando do regime jurídico de determinado estado federado ante à sua autonomia.

Equívocos? mande msg, vlw,Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

 = Constituição Estadual é incompatível com a autonomia municipal. 

 

Gab. C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo