O componente curricular de Matemática do Ensino Fundamental...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2606620 Não definido
O componente curricular de Matemática do Ensino Fundamental, na proposta da BNCC, apresenta cinco unidades temáticas, interligadas, que guiam a formulação das habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada unidade temática pode receber destaque variado, dependendo do ano de escolarização.
Em relação às unidades temáticas do componente de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, analise os itens a seguir.
I. Na unidade temática números, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a essa temática é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, além de diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras.
II. Na unidade temática álgebra é imprescindível que algumas dimensões do trabalho com a álgebra estejam presentes nos processos de ensino e aprendizagem desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, como as ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade.
III. Na unidade geometria Ensino Fundamental – Anos Iniciais espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento para realizar demonstrações simples, contribuindo para a formação de um tipo de raciocínio importante para a Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo.
IV. Na unidade temática grandezas e medidas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa é que os alunos reconheçam que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número. Bem como, resolvam problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área de triângulos e retângulos e capacidade e volume de sólidos formados por blocos retangulares, sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas