Nos termos do Artigo 166, da Constituição da República Feder...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q854031 Direito Constitucional
Nos termos do Artigo 166, da Constituição da República Federativa do Brasil, “os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum”. Acerca desses projetos assinale a alternativa correta nos termos do que dispõe a Constituição.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise dos projetos de lei relacionados ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, cabe a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados a responsabilidade por examinar e emitir parecer sobre tais projetos, incluindo as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República.

Importante ressaltar que:

  • A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) possui essa atribuição conforme o Artigo 166, §1º, inciso I da Constituição Federal, onde está especificado que a Comissão deve examinar e emitir parecer tanto sobre os projetos mencionados quanto sobre as contas do Presidente.
  • Contrariamente ao que uma das alternativas sugere, não existem duas comissões distintas para essa tarefa no Senado e na Câmara dos Deputados. A CMO é única e sua criação e regulação estão estabelecidas na Resolução do Congresso Nacional nº 1 de 2006.
  • Além disso, a CMO possui a função de examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais, conforme Artigo 166, §1º, inciso II, sem prejuízo das atividades de outras comissões do Congresso Nacional, conforme estabelecido no artigo 58 da Constituição.
  • Quanto à possibilidade do Presidente da República enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor alterações nos projetos, isso só é permitido enquanto não se iniciar a votação na Comissão mista da parte que se deseja alterar, conforme estabelecido no Artigo 166, §5º da Constituição.

Portanto, a alternativa correta é a A, que afirma que cabe à Comissão mista permanente de Senadores e Deputados examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República. Gabarito: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - LETRA 'A'

Constituição Federal - Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

§ 1º Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados:

I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;

Questão cobra as atribuições da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, famosa CMO

A) Gabarito Art.166,§1º, I:  examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;


B) Só existe UMA CMO, regulada pela Resolução do Congresso Nacional nº 1 de 2006.

 

C) Art. 166,1º, II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58

 

D) Art.166,§ 5º O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

 

 

– Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum;

– Caberá a uma COMISSÃO MISTA PERMANENTE de Senadores e Deputados:

– examinar e emitir parecer sobre os projetos orçamentários e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;

– examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

 

– Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados:

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, no legislativo;

– Examinar planos e programas nacionais, regionais e setoriais;

– emitir parecer sobre contas prestadas pelos poderes da República;

– analisar projetos de lei relativos ao orçamento anual e aos créditos adicionais;

– estudar e elaborar parecer sobre os relatórios de gestão fiscal previstos na LDO.

 

– De acordo com a CF, o presidente da República não pode propor alterações ao projeto de lei orçamentária em relação a matéria cuja votação já tenha se iniciado na comissão mista permanente competente para emitir parecer no âmbito do Congresso Nacional.

 

5 DIAS - Prazo para a Autoridade Governamental prestar os esclarecimentos necessários à Comissão Mista Permanente, diante de indícios de despesas não autorizadas;

30 DIAS - Pronunciamento conclusivo do TCU, em caso de não serem prestados ou serem insuficientes os esclarecimentos solicitados pela Comissão, conforme acima;

60 DIAS - Prazo para elaboração do parecer prévio pelo TCU, a contar do recebimento das contas prestadas anualmente pelo PR;

90 DIAS - Prazo para o CN ou Poder Executivo efetivar medidas no caso de Contrato - Decorridos os 90 dias, TCU decidirá a respeito.

Para chegarmos ao gabarito da questão a alternativa "A", há de se pautar no seguinte artigo da CB/88:

 

A questão cobrou o dispositivo legal contido no artigo 166 da CB/88 (parágrafos 1° ao 5°) quase que na íntegra.

 

Portanto, analisei cada alternativa e o possível erro em cada uma delas:

 

a)  Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados (§ 1° do artigo 166 da CB/88) / examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República (inciso I, § 1° do artigo 166 da CB/88).

 

(correta – baseou-se no parágrafo 1° e inciso I do artigo 166 da CB/88)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) O exame e a respectiva emissão de parecer sobre os projetos referidos no enunciado desta questão caberão a duas comissões distintas do Senado e da Câmara dos Deputados.

 

(errada – distorceu o disposto no parágrafo 1° e inciso I do artigo 166 da CB/88, pois, a análise segundo a legislação é feita conjuntamente por uma comissão mista de Deputados e Senadores)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

c) Caberá, exclusivamente (pela redação do inciso II do § 1° do artigo 166 da CB/88 – “sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58”) /, a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados (§ 1° do artigo 166 da CB/88) / examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária (inciso II, § 1° do artigo 166 da CB/88).

 

(errada – quando inseriu o “exclusivamente”, o que vem a contrariar o disposto no inciso II do parágrafo 1° do artigo 166 da CB/88, vez que existem outras comissões que analisam o projeto de lei do PPA)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional, a qualquer tempo (o “a qualquer tempo” contraria o disposto no § 5° do artigo 166 da CB/88, vez que o correto é: “enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta”), para propor modificação nos projetos referidos no enunciado desta questão mesmo que já iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

 

(errada – então, o erro aqui se deu ao dizer “a qualquer tempo”, quando o correto segundo o parágrafo 5° do artigo 166 da CB/88, é: “enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta”)

 

Espero ter colaborado.

 

Bons estudos.

Questão relativamente fácil, mas enunciado pode enduzir em erro, pois pede " acerca desses projetos (LOA, LDO, PPA)"; porém a resposta é acerca das contas do presidente, e não das leis orçamentárias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo