A respeito de estruturas organizacionais contemporâneas, ju...
Caso uma organização, para estabelecer seus departamentos, deseje considerar a distribuição territorial de suas atividades, ela deverá observar as técnicas de departamentalização geográfica.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito = Certo
Os tipos de departamentalização que mais caem em provas são:
funcional;
por clientes;
por produtos ou serviços;
territorial ou geográfica;
por processos;
por projetos; e
matricial.
A departamentalização geográfica divide a organização de acordo com as regiões onde se encontra a organização. As grandes empresas de varejo usam muito a departamentalização geográfica. Assim, apesar de serem unificadas em certos setores (como compras), descentralizam outras funções geograficamente, atingindo melhor seu público-alvo. Dessa forma, evitam-se erros comuns em organizações que não prestam atenção ao território onde estão (erros do tipo colocar equipamentos de ski para serem vendidos no Rio de Janeiro, ou biquinis no Alaska).
Na departamentalização geográfica, algumas funções podem ser centralizadas, com vistas à economia de escala, ou maior controle. Ex: compras, finanças.
As empresas multinacionais costumam utilizar esse critério de departamentalização.
Certo!
Departamentalização Geográfica. Adepartamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. Além disso, É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
GAB. CERTO
Apesar de ter pensado que o ''deve'' forçou a barra nesta questão, o item está correto.
Maximiano cita algumas aplicações para o critério de departamentalização do tipo geográfica ou territorial.
Veja:
''O emprego dos territórios como critério de organização pode ocorrer tanto no primeiro nível hierárquico, logo abaixo do administrador principal, quanto em níveis inferiores. O critério territorial é usado no primeiro nível hierárquico quando há muita dispersão geográfica de todas as atividades. Nesse caso, cada território torna-se virtualmente uma empresa distinta (ou unidade territorial de negócios). É o caso das grandes corporações multinacionais, para as quais cada país é, normalmente, uma divisão.
Nos níveis que ficam abaixo do administrador principal, é comum usar o critério territorial para organizar as áreas de vendas e de prestação de serviços, especialmente quando a organização concentra suas atividades produtivas e administrativas num lugar (ou matriz), mas tem operações comerciais e de serviços em áreas dispersas.''
Fonte: Maximiano.
Bons estudos!
CERTA
ESTRUTURA GEOGRÁFICA
É utilizada geralmente por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É altamente atrativa para empresas de larga-escala e cujas atividades estejam física ou geograficamente dispersas. As empresas multinacionais utilizam esta estratégia para as suas operações fora do país onde estão sediadas. É mais indicada para a área de produção e de vendas.
Vantagens
· Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais e regionais;
· Permite fixar a responsabilidade de lucro e do desempenho no comportamento local ou regional;
· Permite encorajar os executivos a pensar em termos de sucesso de território;
· Indicada para firmas de varejo;
· O delineamento da organização pode acompanhar adequadamente as variações de condições e características locais.
· Maior liberdade e autonomia;
Desvantagens
· O enfoque territorial pode deixar em segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões;
· A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção e quase não requer especialização.
· Duplicidade de custo;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo