O lançamento do DSM-5 trouxe mudanças consideráveis nos crit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248714 Psicologia
O lançamento do DSM-5 trouxe mudanças consideráveis nos critérios diagnósticos e na compreensão de alguns transtornos mentais em relação ao DSM-IV-TR. Marque a alternativa que se encontra em consonância com as modificações existentes entre esses dois manuais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa B. Vamos entender por quê.

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição) trouxe várias mudanças significativas no diagnóstico de transtornos mentais em comparação com o DSM-IV-TR. Uma das principais alterações foi a reclassificação de alguns transtornos, refletindo uma compreensão mais atualizada dos mesmos.

Alternativa B está correta.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) foram retirados do grupo de transtornos de ansiedade no DSM-5. Eles agora têm seus próprios grupos de classificação. O TOC é classificado sob o grupo de Transtornos Obsessivo-Compulsivos e Transtornos Relacionados, enquanto o TEPT foi movido para Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores. Esta mudança reflete uma melhor compreensão das diferenças entre esses transtornos e suas características clínicas específicas.

Alternativa A está incorreta.

Embora o DSM-5 tenha mantido o espectro do transtorno do humor, ele não introduziu os diagnósticos de distimia e hipomania como algo novo. Na verdade, a distimia foi reclassificada como Transtorno Depressivo Persistente, enquanto a hipomania continua a ser um episódio dentro do transtorno bipolar.

Alternativa C está incorreta.

O espectro de transtorno de personalidade não mudou seu nome para transtornos interpessoais. O DSM-5 manteve a nomenclatura de Transtornos de Personalidade e não fez tal mudança de nome motivada pelo impacto social dos transtornos.

Alternativa D está incorreta.

No DSM-5, a divisão clássica da esquizofrenia em subtipos como paranoide, hebefrênica, residual, catatônica e simples foi eliminada. Isso porque foi considerado que os subtipos não contribuíam significativamente para a precisão do diagnóstico ou para o tratamento. Além disso, o transtorno esquizotípico é considerado um transtorno de personalidade, e não foi adicionado ao espectro da esquizofrenia no DSM-5.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de estresse pós-traumático deixaram de fazer parte do grupo de transtornos de ansiedade e agora são grupos independentes de nomenclatura podendo ser identificados como Transtornos obsessivos-compulsivos/transtornos relacionados e Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores, respectivamente.

a - transtornos do humor foram divididos em: t. depressivos e t. de ansiedade

b - correta

c - transtornos da personalidade (dsm-v)

d - a divisão mencionada no item foi abolida no dsm-v

Se eu puder aconselhar algo aos meus amigos concurseiros, leiam o DSM-V por completo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo