No âmbito do SUS, o Componente Estratégico da Assistência F...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299465 Farmácia
No âmbito do SUS, o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.

Levando em consideração a programação, a aquisição e o financiamento dos medicamentos e insumos do CESAF, avalie as sentenças a seguir em (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

(   ) A programação dos medicamentos e insumos do CESAF deverá ser realizada de forma articulada e integral pela Assistência Farmacêutica e Assistência à Saúde, de maneira descendente e integrada, do nível estadual até o federal.

(   ) A programação de medicamentos e insumos que integram o CESAF, para fins de aquisição pelo Ministério da Saúde, deverá ser realizada com base nos critérios de perfil epidemiológico, consumo histórico, além de outros que se fizerem necessários.

(   ) A programação anual para a aquisição centralizada de medicamentos é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde.

Avaliadas as sentenças, a sequência CORRETA é: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) - A programação dos medicamentos e insumos do CESAF deve ser realizada de forma articulada e integral pela Assistência Farmacêutica e Assistência à Saúde, mas a articulação se dá de forma ascendente, ou seja, do nível municipal para o estadual e federal, e não o contrário.

(V) - A programação de medicamentos e insumos que integram o CESAF, para fins de aquisição pelo Ministério da Saúde, deve ser realizada com base em critérios como perfil epidemiológico e consumo histórico, entre outros que possam ser necessários.

(F) - A programação anual para a aquisição centralizada de medicamentos é de responsabilidade do Ministério da Saúde, e não das Secretarias Estaduais de Saúde.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo