Leia a seguir parte da entrevista feita pela revista Carta C...
Leia a seguir parte da entrevista feita pela revista Carta Capital com Gabriel de Santis Feltran, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), autor de diversos artigos e livros sobre o crime organizado.
“ Carta Capital: Ano passado vimos uma onda de ataques possivelmente orientadas de dentro dos presídios em Minas Gerais. Há uma década pelo menos não vemos esse movimento em cidades como São Paulo, por exemplo.
Gabriel de Santis Feltran: O PCC é diferente de outras facções, o tráfico no varejo em São Paulo funciona de maneira muito diferente de Belo Horizonte, como as cadeias também. Cada lugar é um lugar, já disse o rap. Imagina-se que o Brasil teria uma solução mágica para a violência, e qual é ela? Mais encarceramento e ostensividade policial, exatamente o que fazemos há 30 anos. Antes de mais nada, é preciso desmistificar essa ideia. Mais do mesmo nos levará a mais do mesmo - curvas contínuas de crescimento da violência e insegurança no país. Deveríamos primeiro entender o que acontece em cada lugar, para entender como agir."
Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/para-especialista-crise-no-ceara-e-disputa-por-mercado-de-drogas/> . Acesso em: 20 jun. 2018 (Adaptação).
A respeito da posição do professor em relação ao combate do crime organizado, assinale a alternativa correta.