Em março de 2010, a Venezuela passou a integrar, como membr...
internacional.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
lei mais em: http://irbr.blogspot.com/2007/09/o-mercosul-e-venezuela.html
Notícia de 23/03/2011.
Complementando ainda mais, além dos membros plenos Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, fazem parte também do MERCOSUL os membros associados, que são: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador. A diferença que encontrei entre membro pleno e membro associado é que o associado não adota a tarifa externa comum (TEC) que os plenos assumem para as importações provenientes de mercados externos.
"O status de membro associado se estabelece por acordo bilaterais, denominados Acordos de Complementação Econômica, firmados entre o Mercosul e cada país associado. Nesse acordos se estabelece um cronograma para a criação de uma zona de livre-comércio com os países do Mercosul e uma gradual redução de tarifas entre o Mercosul e os países firmantes. Além de poder participar na qualidade de convidado nas reuniões dos organismos do Mercosul e efetuar convênios sobre matérias comuns" (Wikpédia).
Por fim, existe ainda um membro observador, embora este não seja um status oficial, que é o México.Os países observadores tem como função fiscalizar as relações internacionais entre os estados participantes e associados e em caso de alguma dúvida ou disputa, sua opinião será consultada.
Fundamento:
Complementando os comentários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os sócios plenos do Mercosul; o bloco econômico foi criado em 1991. A Venezuela deseja entrar, entretanto depende da aprovação do Paraguai.
Os membros plenos do Mercosulsão: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai;
Os membros associados do Mercosulsão: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador.
A Venezuela deseja entrar, todavia depende da aprovação do Paraguai.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo