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Q3157701 Pedagogia
Um dos grandes desafios da educação é fazer com que o aluno tenha gosto pela escola e pelas aulas de matemática, logo o professor deve dispor de metodologias diferenciadas para atrair a atenção e despertar o interesse do seu aluno.
O professor tende a fazer na sala de aula o que ele adquiriu em sua formação, porém no decorrer do seu trabalho poderá refletir e modificá-lo se necessário.
É de grande importância que o professor abra espaço para seu aluno, para que ele possa demonstrar seus conhecimentos que já possui e a partir daí construir novos conceitos, pois: “Mestre é aquele que às vezes pára para apreender”
O jogo, desse modo, é visto como conhecimento feito e também se fazendo, é essa característica que exige o seu uso de modo intencional.

Muitos autores defendem o uso de jogos no ensino da matemática, entre eles o autor que complementa a tônica acima com o trecho em destaque é: 
Alternativas

Gabarito comentado

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Alternativa Correta: E - D’ambrósio.

Tema Central da Questão: A questão aborda o uso de jogos no ensino da matemática, uma prática educacional inovadora que visa aumentar o interesse dos alunos pelas aulas, promovendo um aprendizado mais dinâmico e interativo. O texto sugere que o professor deve reconhecer e valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes para construir novos conceitos de maneira colaborativa. Neste contexto, o uso de jogos é enfatizado como uma ferramenta pedagógica eficaz.

Resumo Teórico: A utilização de jogos na educação, especialmente no ensino da matemática, é defendida por muitos educadores e teóricos. Um dos principais nomes que apoiam essa abordagem é o de Ubiratan D’Ambrosio, que argumenta que jogos podem facilitar o entendimento de conceitos matemáticos por meio de experiências lúdicas e interativas. D’Ambrosio é conhecido por sua contribuição à Etnomatemática, que valoriza os contextos culturais no ensino da matemática. (Fonte: D’Ambrosio, U. "Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade.")

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa E está correta porque D’ambrósio é um renomado autor que defende a integração de jogos no ensino da matemática. O texto de apoio destaca a importância de metodologias que despertam o interesse do aluno, e D’Ambrosio é conhecido por promover práticas que tornam o aprendizado mais envolvente e significativo através de métodos inovadores e culturalmente relevantes.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Fantinato: Fantinato não é amplamente reconhecido por trabalhos relacionados ao uso de jogos no ensino da matemática.
  • B - Bussab: Bussab também não é uma referência conhecida nessa área específica de ensino por jogos.
  • C - Avila: Avila não possui publicações conhecidas que abordem diretamente o uso de jogos na matemática.
  • D - Bianchini: Embora possa ter contribuições na educação, Bianchini não é especificamente ligado ao tema dos jogos matemáticos conforme apresentado.

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