O Departamento de Justiça dos EUA desistiu nesta quinta-fei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q813858 Conhecimentos Gerais
O Departamento de Justiça dos EUA desistiu nesta quinta-feira (16.02) da batalha na Suprema Corte para retomar o decreto do presidente Donald Trump, derrubado pela liminar concedida no dia 3 por um juiz de Seattle, referendada seis dias depois por uma decisão da Corte de Apelações de San Francisco. (Folha de S.Paulo, https://goo.gl/3Mm9Sh, 16.02.2017. Adaptado) Esse polêmico decreto
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O governo Trump nos Estados Unidos foi marcado por atitudes bastante controversas e , muitas delas contrariaram todo o caminho de política externa do país, desde o final da Guerra Fria. Seguindo promessas de campanha Trump objetivou projetos de caráter extremamente nacionalistas, beirando a xenofobia, além de estimular a divisão entre os cidadãos norte americanos e, adotar uma política decididamente anti-imigrantes, buscando barrar a entrada de muçulmanos e criminalizando incluso crianças. 

As informações necessárias ao conhecimento do tema estão disponíveis em publicações da mídia especializada como Le Monde Dipomatique, Standfor e Revista de Política Externa. Há também as publicações da mídia em geral. 
Uma das opções indica o tema do decreto de Trump que foi revogado pelo juiz federal de Seattle , em janeiro de 2017. 

A) INCORRETA- A construção do muro foi uma das promessas de campanha de Trump mas, não foi adiante no congresso por conta da não concordância dos parlamentares acerca de quem iria financiar a construção.

B) INCORRETA – Há dois equívocos na afirmativa. O chamado Obamacare não tem por propósito o acesso de imigrantes ilegais ao sistema de saúde . Ele é um conjunto de regras federais que pretendem tornar os planos de saúde mais baratos, prestando uma gama maior de atendimento. Portanto, não há um programa de atendimento aos imigrantes ilegais para ser extinto. 

C) CORRETA- Esta é a opção correta. O decreto anti-imigração assinado em 27 de janeiro de 2017 foi suspenso por liminar de um juiz federal de Seattle. Com a suspensão do decreto, os cidadãos dos sete países de maioria muçulmana (Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão), que estavam impedidos de entrar nos EUA por 90 dias, passaram a ser aceitos pelas companhias aéreas no embarque de voos para solo americano. 

D) INCORRETA – Os EUA não participam mais  do Protocolo de Kyoto. Sendo um dos países que mais emitem gases poluentes no mundo, os EUA abandonaram o Protocolo em 2001 com a justificativa de que cumprir as metas estabelecidas comprometeria seu desenvolvimento econômico. Por conseguinte a afirmativa está incorreta .

E) INCORRETA – O decreto de Trump suspendia, por 90 dias, a possibilidade de cidadãos de sete países de maioria muçulmana de entrarem nos EUA. Entre os cidadãos suspensos estavam os sírios. Mas o decreto não se referia exclusivamente a eles. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: C

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/02/1859520-governo-trump-desiste-de-briga-na-justica-por-decreto-anti-imigracao.shtml

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo