Em Administração, princípio é a afirmação válida para uma d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q984718 Administração Geral
Em Administração, princípio é a afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. O fragmento: “Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos" refere-se a um dos princípios mais importantes da administração científica, denominado princípio
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - do planejamento.

Ao analisarmos o fragmento apresentado na questão, percebemos que ele faz referência a uma mudança de paradigma na forma como o trabalho é organizado. A frase destaca a substituição de métodos empíricos e individuais por procedimentos baseados em conhecimento científico. No contexto da Administração Científica, que foi desenvolvida por Frederick W. Taylor no início do século XX, esse enfoque é central para o princípio do planejamento.

O princípio do planejamento foca em organizar o trabalho de tal forma que cada tarefa seja planejada cientificamente, minimizando a improvisação e maximizando a eficiência. Isso implica em estudar cada parte do trabalho minuciosamente, selecionar e treinar os trabalhadores adequadamente, e criar métodos de trabalho que sejam baseados em análises científicas e não na intuição ou costume dos operários.

Portanto, a alternativa correta é a A, pois reflete a essência do princípio do planejamento na Administração Científica, caracterizado pela busca de eficiência e produtividade por meio da aplicação de métodos e procedimentos científicos na organização do trabalho.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - Em seu segundo livro, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:

PRINCÍPIO DE PLANEJAMENTO: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

PRINCÍPIO DE PREPARO DOS TRABALHADORES: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

à Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível. Objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal; Divisão do trabalho e especialização do operário; Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões;

DESENHO DE CARGOS E TAREFAS: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes; Incentivos salariais e prêmios por produtividade; Condições de trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade;

PADRONIZAÇÃO: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos; Supervisão funcional: os operários são supervisionados por vários supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada; Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais. A empresa era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico. Porém, a empresa é um sistema que movimenta-se conforme as condições internas e externas, portanto, um sistema aberto e dialético.    

GABARITO A.

Gabarito letra A

-> A banca começa dando pistas do princípio que deseja, mas depois remete o candidato a pensar na teoria científica de Taylor, o que pode levar a divagações perigosas.

-> O que importa: "é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação." - PLANEJAMENTO

-> A função/princípio do Planejamento fez parte da teoria científica preconizada por Taylor

existe previsão postecipada?

Gabarito Letra A.

-> O que importa: "é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação." - PLANEJAMENTO.

Gabarito: a

Fonte: Prof. Xavier

--

Princípios da Administração Científica de Taylor:

Planejamento: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos, e não operado conforme o critério individual do trabalhador;

Preparo: os trabalhadores devem ser cientificamente selecionados com base em suas aptidões e treinados para tarefas planejadas;

Controle: devendo os trabalhadores e a gerência cooperar para a eficiência dos trabalhos;

Execução: as atribuições e responsabilidades de execução devem ser distribuídas de forma planejada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo