Analise a seguinte situação: "o proprietário de um pequeno ...
Analise a seguinte situação: "o proprietário de um pequeno negócio, ao verificar que uma conta de energia elétrica referente à sua residência iria vencer naquele dia, retirou do caixa da empresa uma determinada quantia para poder quitar sua despesa de caráter pessoal."
Considerando o texto acima e o definido na Resolução CFC n. 750/1993 e alterações posteriores, indique, entre as opções abaixo, o Princípio Contábil ofendido pela ação do empresário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra D
Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
bons estudos
Gabarito "D" - Ao retirar a grana para poder quitar sua despesa de caráter pessoal o sujeito desrespeitou o Princípio da ENTIDADE
Esse principio
1-Afirma a autonomia patrimonial.
2- A necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
3- Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Bom dia!!
Mas caso ele lançe na contabilidade o pagamento dessa conta de energia como dinheiro retirado para pro-labore,no caso ainda assim ele estaria ferindo o principio da entidade??
O princípio da entidade:
I - reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade
II - afirma autonomia patrimonial da entidade (necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoa, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos).
III - o patrimônio (da entidade) não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Estaria sim Rosana, pois não deve haver confusão patrimonial. Ele não pode aportar valores sem motivação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo