Nos aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O trecho a seguir descreve a espessura de camadas para execução de aterro segundo a norma do DNIT 108/2009 - Terraplenagem - Aterros - Especificação de Serviço:
“5.3 Execução
5.3.4 O lançamento do material para a construção dos aterros deve ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais que permitam seu umedecimento e compactação, de acordo com o previsto no projeto de engenharia.
Para o corpo dos aterros, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deve ultrapassar de 0,20 m."
Vale ressaltar, que a espessura é limitada pela norma para assegurar uma eficiente energia de compactação e conformação do solo pelo maquinário ao longo de todo a profundidade do aterro, garantindo assim as condições ideais de densificação para as camadas do terreno.
Gabarito do Professor: Letra D.
FONTE:
DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER-ME 108/2009: Terraplenagem - Aterros - Especificação de Serviço. Rio de Janeiro, 2009.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NORMA DNIT 108/2009
5 Condições específicas
5.3.4 O lançamento do material para a construção dos aterros deve ser feito em camadas sucessivas, em toda a largura da seção transversal, e em extensões tais que permitam seu umedecimento e compactação de acordo com o previsto no projeto de engenharia. Para o corpo dos aterros, a espessura da camada compactada não deverá ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deverá ultrapassar de 0,20 m.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo