Scaramuzza(2013: 57), ao discutir currículo, afirma que “o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245577 Pedagogia
Scaramuzza(2013: 57), ao discutir currículo, afirma que “o processo de construção da interculturalidade é, de fato, uma possibilidade de romper com formas paradigmáticas que historicamente acirraram as desigualdades econômicas e o não respeito às diferenças sociais. Nossos saberes escolarizáveis são, contudo, advindos de um projeto de modernidade e racionalidade que legitima verdades de determinados grupos.” Para ele, este projeto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - impossibilita a construção de uma interculturalidade crítica. Para entendermos o motivo, precisamos analisar o contexto em que o termo "interculturalidade" está inserido e como ele se relaciona com a crítica ao projeto de modernidade e racionalidade mencionado no enunciado.

Interculturalidade é um conceito que se refere ao diálogo e interação entre diferentes culturas de forma respeitosa e igualitária. A crítica à modernidade, nesse sentido, é uma crítica à noção de que existe um padrão de cultura ou conhecimento superior - muitas vezes associado ao Ocidente - que deve ser universalmente adotado.

Quando o autor menciona que os "saberes escolarizáveis" são provenientes de um projeto de modernidade que legitima verdades de determinados grupos, ele está apontando para um currículo que prioriza conhecimentos de um grupo específico em detrimento de outros, o que acaba por reforçar desigualdades e não respeitar a diversidade.

Portanto, ao afirmar que o projeto de modernidade impossibilita a construção de uma interculturalidade crítica, está se referindo à dificuldade de estabelecer um currículo que valorize múltiplas perspectivas culturais e saberes frente a um legado educacional que tende a privilegiar visões de mundo específicas.

Esta é a resposta correta porque, ao romper com perspectivas paradigmáticas excludentes, é possível construir uma interculturalidade que valorize e respeite a diversidade, algo que o projeto de modernidade criticado pelo autor não permite, pois se baseia na imposição de uma única visão de mundo considerada legítima.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D

Letra D, a questão faz menção a teoria crítica de currículo que critica o currículo tradicional e os processos de aceitação. Dessa forma a racionalidade e a legitimação de determinados grupos é algo imposto pela teoria tradicional que não permite o questionamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo