Em “A publicação traz informações que permitem uma análise ...
Leia o texto a seguir:
Mulheres pretas ou pardas gastam mais tempo em tarefas domésticas, participam menos do mercado de trabalho e são mais afetadas pela pobreza
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
no presente do indicativo e no presente do indicativo
RESPOSTA
B) no presente do indicativo e no presente do indicativo
Letra B
O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala.
B D3 BONDOSO!
#OBA
Presente do indicativo: ação que ocorre no momento da fala, mas também podem ser usados em ações que acontecerão em um futuro próximo. Ex: eu falo, eu bebo...
Presente do subjuntivo: indica um fato duvidoso, hipotético. Ex: que eu ande, que eu faça...
Observe que será comum a presença do pronome " que " antes do sujeito e do verbo.
Pretérito imperfeito do indicativo: exprime uma ação uma ação anterior ao presente, ainda não concluída. Ex: eu comia, eu fazia, eu lia...
Pretérito imperfeito do subjuntivo indica ação, estado ou fenômeno que é determinado por outros, expressando hipótese. Mantém o radical e acrescenta -sse. Ex: queria que você me falasse.
O pretérito mais-que-perfeito do INDICATIVO é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases no pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Diogo falara de seus pais.
Existente só na forma composta, o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo é formado com pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo “ter” (ou “haver” na linguagem formal) combinado com o particípio passado do verbo principal. Exemplo: Verbo estudar: eu tivesse estudado( ter/haver + particípio )
o pretérito perfeito do indicativo exprime uma ação concluída. EXEMPLO: Porém, ontem não li o jornal. CONJUGAÇÃO do verbo ler no pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram.
O pretérito perfeito composto do subjuntivo é formado pelo auxiliar “ter” ou “haver” no presente do subjuntivo (tenha / haja, tenhas / hajas, tenha / haja, tenhamos / hajamos, tenhais / hajais, tenham / hajam) mais o verbo principal no particípio. Isso pode ser verificado na expressão “tenha escrito” ( tenha feito, tenha lido ) exprime uma idéia que não é certeza.
(0)(0)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo