Ao adolescente aprendiz são assegurados os direitos trabalhi...
julgue os itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Errado
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. Dentro desse contexto, o ECA aborda também aspectos relativos à aprendizagem e ao trabalho do adolescente.
De acordo com o ECA, mais especificamente no seu artigo 62, é assegurado ao adolescente aprendiz, a partir dos 14 anos de idade, o direito ao trabalho na condição de aprendiz. Isso implica que o adolescente terá direitos trabalhistas e previdenciários garantidos por lei. Entretanto, há um equívoco na afirmação da questão quando diz que são assegurados "independentemente da sua idade".
Para que os direitos trabalhistas e previdenciários sejam assegurados, o adolescente deve estar em conformidade com a idade mínima estabelecida pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é de 14 anos. Portanto, a afirmação está errada porque sugere que não existe um limite de idade mínimo, o que contraria as disposições legais vigentes no Brasil.
Além da idade mínima, o adolescente aprendiz deve estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino fundamental, e deve ser inscrito em programa de aprendizagem, conforme o estabelecido pelo artigo 428 da CLT e pelo Decreto nº 5.598/2005, que regulamenta a contratação de aprendizes.
Resumindo, é fundamental que o adolescente esteja dentro da faixa etária adequada para que possa usufruir dos direitos trabalhistas e previdenciários previstos na legislação, o que torna a alternativa proposta incorreta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Aprendiz de 14 a 24 anos, contratados por um período máximo de 2 anos.
Não entendi porque o gabarito é falso. Se já é afirmado que o adolescente é aprendiz não está presumido que ele é maior de 14 anos, fazendo jus aos direitos previdenciários e trabalhistas?
É pacificado que um menor que trabalhou até 12 anos, mesmo sendo ilegal terá seus direitos trabalhistas reconhecidos , pois, não poderá ser prejudicado se realmente trabalhou... só não me lembro da fonte, mas se alguém souber...
QUESTÃO ERRADA.
Porque a palavra "INDEPENDETEMENTE" é errada, segundo o contexto do art. 65.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo