Com relação às características gerais da redação oficial, ju...
O uso de uma forma específica de linguagem administrativa contraria as normas de redação das correspondências oficiais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (58)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O enunciado informa que "O uso de uma forma específica de linguagem administrativa contraria as normas de redação das correspondências oficiais."
O Manual de Redação Oficial informa que "as comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos."
Desta forma, verificamos que é errado usar uma "forma específica de linguagem administrativa", pois diminui as chances do documento ser compreendido por todos que atuam na área. A afirmação do enunciado está correta.
A resposta está correta.
Segundo o Manual de Redação Oficial, "a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação – ou se aceite a existência – de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês. Este é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial, e se caracteriza pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e
de formas arcaicas de construção de frases".
Desta forma, uma forma específica de linguagem administrativa favorece o temido "burocratês".
A resposta é correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais
Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.Questão contestável,devido ao fato de ser necessário em algumas correspondências oficiais o uso de termos administrativos.A questão não especificou se é de forma genérica ou se só seria usado em alguma situações.
Nao é admitido o "burocratês" com uma estrutura de redaçao fixa com termos próprios, tem que obedecer a forma culta da linguagem.
Questão correta, outra responde, vejam:
Questão correta, outra responde, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática
Disciplina: Redação OficialNa redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.
GABARITO: CERTA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo