Durante a preparação e acondicionamento do corpo após a mor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2132933 Enfermagem
Durante a preparação e acondicionamento do corpo após a morte de paciente com Covid-19, deve-se identificar adequadamente o cadáver, incluindo também a informação relativa ao risco biológico: agente biológico classe de risco 4. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Durante os cuidados com corpos de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, devem estar presentes no recinto apenas os trabalhadores do estabelecimento de saúde estritamente necessários. Todos devem utilizar os equipamentos de proteção individual. Deve-se identificar adequadamente o cadáver, incluindo também a informação relativa ao risco biológico: agente biológico classe de risco 3.

Veja que o grau de risco é classe 3 e não classe 4.


Gabarito do Professor: ERRADO


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Manejo de corpos no contexto da doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 – Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Doenças Não Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Classe de risco 3

Classe de Risco do COVID 3 Risco Biológico A1 - Resíduos em saco vermelho caso houver tratamento.

Classe de risco 1

O risco individual e para a comunidade é ausente ou muito baixo, ou seja, são agentes biológicos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou em animais. Exemplos: Bacillus subtilis.

Classe de risco 2

O risco individual é moderado e para a comunidade é baixo. São agentes biológicos que podem provocar infecções, porém, dispõe-se de medidas terapêuticas e profiláticas eficientes, sendo o risco de propagação limitado. Exemplos: Vírus da Febre Amarela e Schistosoma mansoni.

Classe de risco 3

O risco individual é alto e para a comunidade é limitado. O patógeno pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. Exemplos: Vírus da Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis.

Classe de risco 4

O risco individual e para a comunidade é elevado. São agentes biológicos que representam sério risco para o homem e para os animais, sendo altamente patogênicos, de fácil propagação, não existindo medidas profiláticas ou terapêuticas. Exemplos: Vírus Marburg e Vírus Ebola.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo